page ad skin

Sedã elétrico com bateria para 1.000 km de alcance já está à venda

Produzido pela SAIC Motor, o IM L6 chega ao mercado chinês em três versões e opção de bateria semissólida

IM L6 - sedã elétrico com bateria semissólida

A IM Motors, subsidiária da gigante automotiva SAIC Motor Corp, acaba de lançar o IM L6, um sedã elétrico repleto de inovações tecnológicas. Mas o que realmente impressiona é a bateria de estado semissólido de 130 kWh, que possibilita um alcance de respeitáveis 1.000 km pelo ciclo chinês CLTC, um marco na autonomia de veículos elétricos.

O IM L6 chega ao mercado em três versões:

  • Standard Max:  opção de entrada com baterias líquidas convencionais de 90 kWh e alcance de 700 km a 770 km.
  • High-performance: com maior desempenho, esta versão também conta com baterias líquidas, mas de 100 kWh, garantindo o mesmo alcance da versão Standard Max.
  • Lightyear Max: O topo de linha traz a bateria inovadora de estado semissólido de 130 kWh e a ampla autonomia de 1.000 km. Além disso, a Lightyear Max suporta carregamento ultrarrápido de 400 kW, adicionando 400 km de alcance em apenas 12 minutos!
IM L6 - sedã elétrico com bateria semissólida

400 km de alcance em 12 minutos

Não bastasse a ampla autonomia na versão de topo, o IM L6 também se destaca pela opção de recarga ultrarrápida: com 400 kW de potência, dá pra adicionar 400 km de alcance em apenas 12 minutos usando uma estação de recarga com a referida potência. 

No entanto, sobre o alcance de 1.000 km, ele é medido pelo ciclo chinês CLTC, mais otimista que os padrões ocidentais WLTP, por exemplo. Tomando por base os modelos que já estão no mercado e suas diferenças de classificação na China e global, podemos estimar um alcance real entre 800 e 900 km, o que ainda assim é impressionante. 

IM L6 - sedã elétrico com bateria semissólida
IM L6 - sedã elétrico com bateria semissólida

Preço competitivo

A IM Motors anunciou preços competitivos para o L6, tornando-o uma opção atraente no mercado chinês de elétricos premium. O Standard Max tem preço inicial abaixo de 230.000 yuans (aproximadamente R$ 159.000), enquanto a versão High-performance fica abaixo de 299.900 yuans (cerca de R$ 208.000). O Lightyear Max, com sua bateria de última geração (semissólida), tem preço inicial abaixo de 330.000 yuans (aproximadamente R$ 230.000).

Tecnologia embarcada

O IM L6 oferece um interior espaçoso e moderno. Destaque para os bancos POPO com discos magnéticos no encosto, permitindo fixar smartphones, tablets ou até mesmo um espelho para os passageiros traseiros. Um teto panorâmico e banco traseiro bipartido (60/40) também estão no pacote.

IM L6 - sedã elétrico com bateria semissólida

O L6 embarca um verdadeiro arsenal tecnológico. O sistema de entretenimento é alimentado pelo chip Nvidia Orin X e processador Qualcomm 8295. Funcionalidades inovadoras, como o Carlog (gravação de Vlogs dentro do carro usando câmeras internas) e o City Drive (exibição de conteúdo local na tela do veículo) para melhorar a experiência à bordo.

O sedã elétrico conta com uma câmera 360° com tecnologia DZT para identificação de objetos perigosos e um sistema City NOA de assistência à condução, que será lançado nacionalmente na China ainda este ano. O L6 também oferece integração com o ecossistema Apple, permitindo espelhar a tela do iPhone no sistema do veículo.

O IM L6 está equipado com a nova tecnologia VMC (Vehicle Motion Control): o sistema combina recursos como rodas traseiras direcionais, amortecimento eletrônico inteligente e suspensão a ar, possibilitando manobras incomuns em sedãs, como a "caminhada de caranguejo" (crab walking) para facilitar o estacionamento em vagas apertadas.

Sob o capô, o "motor Hurricane" desenvolvido pela IM Motors impressiona com rotações que chegam a 21.000 rpm. Ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,74 segundos, enquanto a versão AWD (tração integral) com dois motores elétricos supera os 268 km/h de velocidade máxima. Existem 3 opções para os modelos monomotor, 216 kW (290 cv), 248 kW (333 cv) e 300 kW (408 cv).

Fotos: AutoHome