Enquanto os Estados Unidos ainda estão se ajustando à era dos carros elétricos, a China pisa fundo no acelerador. As montadoras chinesas venderam mais carros elétricos em janeiro de 2024 do que os 19 países seguintes juntos! E não param por aí: eles querem continuar a liderar as novas tecnologias de bateria.

E como já abordamos aqui muitas vezes, uma das novidades mais aguardadas é a bateria de estado sólido. Imagine um carro elétrico que pode ir mais longe, recarrega muito mais rápido e dura muito mais tempo. Essa é a promessa das baterias de estado sólido, e a China está liderando a corrida no seu desenvolvimento.

IM Motors carro eletrico bateria de estado solido (1)

Bateria de estado sólido

Uma empresa chinesa chamada IM Motors disse que irá lançar o primeiro carro elétrico do mundo com essa tecnologia. O carro se chama Zhiji L6 e, se tudo ocorrer conforme programado, será uma verdadeira revolução.

A bateria do L6 seria capaz de levar o carro a mais de 1.000 km com uma única carga, e recarregaria em apenas alguns minutos. Isso seria um grande avanço em relação aos carros elétricos de hoje, que geralmente andam menos e demoram mais para recarregar. 

IM Motors carro eletrico bateria de estado solido (3)

Vale lembrar que muitas montadoras estão trabalhando no desenvolvimento de baterias de estado sólido, como as ocidentais Volkswagen e BMW, além das japonesas Toyota e Nissan, só para citar alguns exemplos. A previsão média de viabilização dessa tecnologia é por volta de 2027.

Galeria: IM Motors - Zhiji L6

Mas voltando ao caso chinês, será que a IM Motors está falando a verdade? É preciso esperar o Salão de Pequim e conferir ao vivo a novidade. Independentemente disso, uma coisa é certa: a China está se tornando a líder mundial em tecnologia de carros elétricos e promete acirrar a concorrência. 

Fonte: AutoHome