A BYD vem chamando a atenção no mercado global com sua rápida expansão nas vendas de carros elétricos e híbridos plug-in, mas será que a montadora chinesa está priorizando lucros altos ou conquistar fatias maiores do mercado?
Analisando os dados da Late Finance, observamos que a BYD obtém um lucro médio de 9.000 yuans (cerca de R$ 6.200) por carro vendido, consideravelmente inferior aos R$ 41.000 por veículo da Tesla em 2023. Essa discrepância sugere que a BYD está focada em ampliar sua base de consumidores, mesmo que isso signifique abrir mão de lucros mais altos por unidade.
Essa estratégia, comum entre empresas chinesas, busca "ganhar o mercado" através de preços competitivos. Exemplos como o compartilhamento de bicicletas, serviços de entrega de comida e aplicativos de transporte ilustram essa tática, onde a competição feroz leva a grandes descontos e promoções para conquistar clientes.
O mercado automotivo chinês segue uma trajetória similar. Desde o ano passado, as fabricantes impulsionam a venda de carros com grandes reduções de preços. Historicamente, o país possui um número excessivo de montadoras e marcas, o que gera uma taxa de utilização de fábricas abaixo do ideal (59%, segundo a JustAuto). No segmento de veículos de nova energia (NEVs), a BYD se destaca como líder, com 2.706.075 carros vendidos na China em 2023, contra 603.664 da Tesla. A décima colocada, Leapmotor, registrou apenas 144.155 unidades vendidas. A BYD dita as regras do jogo ao oferecer grandes volumes a preços baixos.
Embora o lucro médio por carro da BYD em 2023 seja baixo, a empresa vem aumentando sua lucratividade nos últimos anos. As reservas de caixa aumentaram oito vezes desde o final de 2019. Antes de 2021, o lucro líquido por veículo era negativo. Mesmo o lucro relativamente baixo de 2023 ainda supera os 5.600 yuans (R$ 3.750) de 2022.
Qual é a prioridade das fabricantes de automóveis? A BYD, com sua economia de escala e integração vertical, tem a vantagem de liderar a precificação. Para muitas outras empresas, especialmente no mercado de NEVs, o lucro por carro individual pode ser mínimo devido ao baixo volume de vendas.
Desde o início de 2024, a BYD intensificou a guerra de preços, mudando sua estratégia para oferecer veículos elétricos a preços mais baixos do que os modelos a combustão, sobretudo na China. As vendas de março representaram o segundo maior volume mensal da empresa, ficando atrás apenas do recorde de dezembro de 2023, e ultrapassando mais uma vez a marca de 300.000 unidades vendidas em um mês.
A estratégia da BYD de priorizar a conquista de mercado à maximização da lucratividade por carro vendido se mostra eficaz, ao menos até o momento. A empresa domina o mercado chinês de elétricos e híbridos plug-in e se consolida como um player global de destaque, desafiando as tradicionais montadoras e abrindo caminho no segmento da mobilidade elétrica.
Fonte: Fast Technology
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