O BMW Group anunciou ontem (10) que irá produzir o BMW X5 híbrido plug-in no Brasil. Este será o primeiro modelo Premium com esta tecnologia a ser fabricado na América do Sul. A produção do SUV grande na Planta Araquari está prevista para iniciar no último trimestre de 2024.
O modelo se juntará aos modelos BMW X1, BMW X3, BMW X4 e BMW Série 3 na linha de produção da fábrica catarinense. A iniciativa representa um investimento significativo do BMW Group no Brasil e demonstra a confiança da empresa no potencial do mercado brasileiro.
Press Conference Jochen Otterbach, Maru Escobedo, Michael Nikolaides, Reiner Braun
Presidente e CEO do BMW Group América Latina, Reiner Braun, explicou que a decisão para a produção do X5 Híbrido Plug-in no Brasil foi motivada pelo bom desempenho de mercado. "No BMW Group, a produção acompanha a demanda de mercado. No ano passado, a BMW alcançou um recorde de 25% de mix de vendas de modelos eletrificados no Brasil, e o BMW X5 foi o terceiro modelo mais vendido em toda a linha BMW, seguindo o BMW Série 3 e o BMW X1. Essa é uma das razões para anunciar agora a produção do BMW X5 Plug-in Hybrid no Brasil a partir do último trimestre deste ano", disse o executivo.
Durante o anúncio, Michael Nikolaides, Head de Production Network e Logística do BMW Group, também deixou no ar a possibilidade de produção de veículos elétricos na fábrica brasileira. "A planta Araquari possui uma linha de produção flexível e, portanto, está pronta para produzir modelos híbridos ou elétricos em um curto período, dependendo da demanda do mercado. Estou orgulhoso em dizer que a planta Araquari será a única a produzir modelos a combustão interna, híbrido plug-in e flex-fuel em toda a rede de produção do BMW Group. Este é um presente único para a planta, que celebrará seu 10º aniversário em outubro", disse Nikolaides.
O conjunto híbrido do X5 é formado por um motor a gasolina de 6 cilindros em linha que gera 313 cv associado ao motor elétrico de 197 cv. A potência total combinada é de 489 cv de potência - aumento de 96 cv em relação ao modelo anterior. O torque combinado é de 71,3 kgfm. O câmbio é automático de 8 marchas. Na versão X5 xDrive50e, a BMW garante aceleração de 0 a 100km/h em apenas 4,8 segundos.
A bateria de alta tensão tem 25,7 kWh de capacidade utilizável, o que faz o SUV de porte grande ter alcance elétrico de até 79 km no ciclo PBEV (110 km no ciclo WLTP). Dois carregadores de alta potência acompanham o carro, um carregador Flex Charger portátil de até 11 kW e uma BMW Wallbox de até 22 kW.
Atualmente, o X5 é vendido no Brasil chega importado nas configurações xDrive50e X-Line e, xDrive 50e M Sport, ambas com tecnologia híbrida plug-in. Os preços no site da BMW partem de R$ 731.950, e de acordo com a indicação dos executivos, a versão nacional não deve sofrer alterações.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Teste BMW iX2 xDrive30: SUV cupê elétrico ousa no visual e cativa ao volante
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BMW anuncia lançamento de seu primeiro carro a hidrogênio para 2028