BMW: nova geração de carros elétricos usará baterias da Rimac
Empresa croata de hipercarros elétricos fornecerá baterias para os modelos Neue Klasse
A Rimac Technology, divisão de engenharia da Rimac, empresa croata famosa por seus hipercarros elétricos, fornecerá baterias para a próxima geração de carros elétricos da BMW. Com a parceria, a BMW se beneficia da expertise da Rimac em baterias de alto desempenho e a Rimac amplia sua base de clientes para incluir um dos maiores fabricantes automotivos.
O volume envolvido na parceria ainda não foi especificado, nem os modelos que serão equipados, mas provavelmente as novas baterias da Rimac serão destinadas a modelos de alto desempenho da submarca M da BMW.
A princípio, os carros elétricos convencionais da marca bávara continuarão a usar baterias de CATL e EVE Energy. As novas células cilíndricas de sexta geração da BMW, com 260 e 280 Wh/kg, superam os 234 Wh/kg das células 4680 da Tesla.
Enquanto isso, as células 4695 e 46120, mais altas, permitirão que os carros elétricos da BMW alcancem até 40% a mais de autonomia com baterias do mesmo tamanho. A plataforma Neue Klasse da BMW usará baterias de 75 a 150 kWh, com autonomia homologada de até 1.000 km no ciclo WLTP. A plataforma terá um sistema de 800 volts e tempos de carga de 10 a 80% entre 12 e 20 minutos.
Comentário de Mate Rimac, fundador e CEO da Rimac:
"Minha jornada empresarial começou com um BMW Série 3 de 1984 que converti em um carro elétrico na minha garagem quando tinha 20 anos, então é uma simetria perfeita me associar ao BMW Group hoje. Isso marca um momento crucial no crescimento da Rimac Technology, desde seus humildes inícios até uma importante parceria de longo prazo com uma das marcas de automóveis mais importantes do mundo."
Com o desenvolvimento da iniciativa, as linhas de produção automatizadas de baterias serão instaladas no Campus Rimac, próximo a Zagreb, na Croácia. Uma parte importante do centro será dedicada ao projeto.
A parceria entre BMW e Rimac é um passo importante na aceleração da eletrificação. A combinação da expertise da BMW em produção em massa com a tecnologia de baterias de alto desempenho da Rimac tem o potencial de criar carros elétricos ainda mais eficientes.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW revoluciona produção com carros que se movem sozinhos na fábrica
BYD: nova bateria Blade chegará em 2025 com 15% de redução no custo
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
Leapmotor C10 atinge 5 estrelas no Euro NCAP e vem ao Brasil em 2025
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Sistema de troca de baterias da NIO tem planos de expansão global
Teste BMW iX2 xDrive30: SUV cupê elétrico ousa no visual e cativa ao volante