A Rimac faz o veículo de produção mais rápido do mundo, o Nevera, que pode acelerar até 96 km/h em menos de 2 segundos. No entanto, a marca croata sempre apresentou o Nevera apenas como um carro muito rápido, que foi projetado para ser envolvente e agradável, por isso ele não foi realmente projetado com as provas de arrancada em mente.

Mas aparentemente, a Rimac acha que poderia fazer um carro elétrico que cumpre a arrancada em menos de um segundo. O site The Drive falou recentemente com Matija Renic, o engenheiro-chefe por trás do projeto Nevera, e foi perguntado especificamente o quão rápido um veículo elétrico da marca poderia acelerar.

Ele disse que acredita que o tempo pode cair para menos de um segundo, e que mesmo que o Nevera seja extremamente rápido:

Números aqui e ali, estamos muito orgulhosos deles, mas o carro é mais do que isso. Não é um carro de talento único, não é um dragster que você leva para a pista de arrancada e alcança os melhores tempos, e é isso. O carro é na verdade muito, muito complexo, mostrando o que a tecnologia automotiva pode fazer no futuro. E também é muito útil e muito amigável do ponto de vista de quem usa. E no final, o que queríamos alcançar era desenvolver um carro para o motorista, algo que é muito envolvente e muito gratificante apenas para desfrutar.

Então, Matija Renic está dizendo que a Rimac poderia hoje construir um carro elétrico 0 a 100 km/h 'abaixo de 1' se o único foco do veículo fosse a aceleração total? Bem, parece que sim, e não vamos esquecer que isso teoricamente se aplicaria a veículo legal que qualquer um poderia dirigir - apenas os dragsters top fuel podem entregar esse tipo de aceleração hoje, e ao fazê-lo eles submetem o corpo do motorista a até 7 Gs ...

Então, se você quiser ver um veículo elétrico acelerando aos 100 km/h em menos de um segundo, pode procurar por um vídeo de um dragster elétrico desaparecendo silenciosamente no final da pista. Agora imagine tocar um veículo com esse nível de desempenho na estrada - esses veículos serão comuns em uma década? O que você acha disso tudo?