Devido ao Ano Novo Chinês, as vendas globais de carros elétricos e híbridos plug-in em fevereiro cresceram apenas 3% em comparação com o mesmo mês de 2023. Isso foi relatado pelo site EV-Volumes, que fala de 830.783 registros e 13% de participação de mercado (acima dos 14% de um ano atrás).

Os veículos totalmente elétricos (EVs) respondem por 64% dos carros plug-in entregues, enquanto os híbridos plug-in (PHEVs) ficam com os 36% restantes. As duas porcentagens totalizam 532.000 e 299.000 unidades, respectivamente.

Vendas de carros elétricos e híbridos plug-in em todo o mundo (fevereiro de 2024)

  • EVs: 532.000 (-6%) e 8% de participação de mercado
  • PHEV: 299.000 (+20%) e 5% de participação de mercado
  • Total: 830.783 (+3%) e 13% de participação de mercado

Os carros eletrificados plug-in atingiram 1,9 milhão de unidades no acumulado e 14% de participação de mercado, com os EVs ainda à frente dos PHEVs.

Vendas de carros elétricos e híbridos plug-in em todo o mundo (janeiro-fevereiro de 2024)

  • EVs: 1,2 milhão (+23%) e 9% de participação de mercado
  • PHEVs: 0,7 milhão  (+46%) e 5% de participação no mercado
  • Total: 1.923.621 (+30%) e 14% de participação de mercado

Galeria: Tesla Model Y 2023

Tesla Model Y vence

O Tesla Model Y ainda é o rei do mercado, graças aos 78.119 motoristas que o preferiram. Ele é seguido por seu irmão Model 3 e pelos BYD Qin Plus e Song.

  1. Tesla Model Y - 78.119
  2. Tesla Model 3 - 37.901
  3. BYD Qin Plus - 31.482 (3.631 EV + 27.851 PHEV)
  4. BYD Song Plus - 30.622 (2.643 EV + 27.979 PHEV) 
  5. Aito M7 (EREV): 21.083
  6. BYD Seagull - 14.430
  7. Wuling Hong Guang MINI EV: 12.649
  8. BYD Yuan Plus (também conhecido como Atto 3) - 12.579
  9. BYD Dolphin - 12.540
  10. Volkswagen ID.4 - 8.640

Mas a BYD é a primeira entre as marcas e grupos

Voltando, no entanto, para a classificação por marca, descobrimos um confronto direto entre a BYD e a Tesla, vencido pela primeira, embora por apenas 695 entregas.

  1. BYD - 121.748
  2. Tesla - 121.053
  3. SAIC-GM-Wuling - 33.679
  4. BMW - 33.524
  5. Aito - 27.962
  6. Mercedes-Benz - 25.064
  7. Geely - 22.197
  8. Volkswagen - 21.998
  9. Volvo - 21.670
  10. Li Auto - 20.660

E a classificação não muda quando se olha para os grupos.

  1. Grupo BYD - 17,3% (332.075)
  2. Tesla - 12,4% (237.936)
  3. Geely-Volvo - 8,3% (158.814)
  4. Grupo Volkswagen - 6,5% (124.992)
  5. SAIC - 6,4% (122.261)
    incluindo a joint venture SAIC-GM-Wuling (entre SAIC, GM e Liuzhou Wuling Motors)
  6. Stellantis - 4,4%.
  7. BMW - 4,0%.
  8. Changan - N/A

Caso diferente, considerando apenas as vendas de carros totalmente elétricos entre janeiro e fevereiro.

  1. Tesla - 19,8% (237.936)
  2. Grupo BYD - 14,5% (173.664)
  3. SAIC - 7,7% (93.089)
    incluindo a joint venture SAIC-GM-Wuling (entre SAIC, GM e Liuzhou Wuling Motors)
  4. Geely-Volvo - 7,7% (92.435)
  5. Grupo Volkswagen - 6,9% (83.177)
  6. Grupo BMW - 4,4%.