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Chery negocia compra de fábrica que pertenceu à Nissan

Unidade na Espanha deverá abastecer mercado europeu com híbridos, elétricos e modelos a gasolina

DR 6.0 (Chery Tiggo 7 Pro)

O projeto de expansão industrial da China na Europa deverá ganhar importante reforço nas próximas semanas com confirmação de compra da fábrica da Nissan na Espanha por parte da Chery. De acordo com a imprensa da região, dirigentes das duas marcas estão com conversas avançadas em torno do negócio e devem fazer anúncio oficial em breve. A unidade fica sediada em Barcelona e será usada como base para abastecer todo o mercado europeu.

Detalhes específicos, como valores, ainda são desconhecidos, mas os planos da Chery para a região são ambiciosos. Com produção estabelecida localmente, os chineses serão capazes de fornecer maior volume de veículos ao mercado e, ao mesmo tempo, escapar das complicadas questões alfandegárias ou possíveis sanções econômicas.

Omoda 5 EV

Até 2026, a Chery planeja lançar três marcas na Europa (Chery, Jaecoo e Omoda) e colocar à venda três modelos de cada uma, pelo menos. O primeiro deles, ao que tudo indica, será o Omoda 5 EV, cujo conjunto mecânico entrega 225 cv de potência e rende autonomia estimada em 450 km. Ao todo, o crossover mede 4,40 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,58 de altura e 2,63 metros de entre-eixos.

Há planos também para veículos híbridos e até mesmo opções tradicionais equipadas apenas com motores a gasolina. Apesar da euforia em torno da eletrificação, há mercados onde o segmento ainda caminha lentamente e a Chery deseja atender a todos os perfis de público. Na própria Espanha, por exemplo, os elétricos são apenas 12% do mercado.

DR 6.0 (Chery Tiggo 7 Pro)

Veículos da Chery já são vendidos na Itália em parceria com a marca local DR

O governo local parece estar especialmente interessado na negociação e já enviou representantes empresariais à China para tratar do assuntos diretamente com executivos da Chery. O foco principal é recuperar os 1.600 empregos que foram pedidos em 2021 com o fechamento da planta por parte da Nissan. Por lá, a empresa produzia a picape Frontier e suas derivações Renault Alaskan e Mercedes-Benz Classe X, além da van NV200.

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