A mídia chinesa afirma que a Jaguar Land Rover (JLR) está próxima de assinar um acordo com a Chery (a terceira maior fabricante da China) para obter acesso às suas plataformas de veículos elétricos. As duas empresas já estão trabalhando juntas para construir carros na China, portanto, a notícia não é surpreendente.
Esse novo esquema de compartilhamento de plataformas de veículos elétricos também foi confirmado por um representante da empresa citado pela agência Reuters durante uma apresentação recente, dizendo que duas fabricantes europeias premium estavam interessadas na arquitetura E0X da Chery para carros de alto padrão.
De acordo com o CNEVPost, a JLR pretende construir veículos híbridos e totalmente elétricos na plataforma da Chery. Os futuros EVs e PHEVs da JLR compartilharão a arquitetura e a tecnologia com os veículos da marca de luxo Exeed, mas nenhuma informação adicional foi compartilhada. Não há prazo para a estreia dos primeiros plug-ins da JLR com esta base, mas a empresa britânica anunciou que planeja lançar seis modelos puramente elétricos até 2026 em todas as suas marcas.
O primeiro novo veículo elétrico da JLR será um Range Rover totalmente elétrico que deverá ser revelado ainda este ano. Como está em desenvolvimento há tempo, não deve usar a plataforma da Chery, sendo feito com uma arquitetura da casa.
A JLR é uma subsidiária da Tata Motors da Índia desde 2008 e só produziu um veículo elétrico, o Jaguar I-Pace. A empresa também estava trabalhando em um sedã de luxo Jaguar XJ totalmente elétrico, mas o projeto foi interrompido quando estava quase concluído, o que deixou a fabricante atrás de seus rivais de luxo da Alemanha, que já têm linhas completas de veículos elétricos.
A JLR reformulou sua marca no ano passado e anunciou que Range Rover, Defender, Discovery e Jaguar seriam submarcas separadas. A JLR e a Chery estão em uma joint venture na China desde 2012, que lida com a produção local do Jaguar XF long-wheelbase, do Range Rover Evoque e do Land Rover Discovery Sport. Além disso, a Chery ainda utiliza uma plataforma criada pela JLR, rebatizada como T1X e que é a base do Tiggo 7 e Tiggo 8.
A empresa prometeu vender apenas veículos elétricos a partir de 2023 e atingir emissões zero de carbono até 2039, aplicando o que chama de estratégia de inovação aberta para ajudá-la a chegar lá. Isso significa que a empresa está aberta a colaborar com terceiros para reduzir custos e acelerar o desenvolvimento de vários sistemas nas áreas de eletrificação, conectividade e sustentabilidade.
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