page ad skin

Todo mundo critica, mas a Jaguar acha que está fazendo a coisa certa

Novo logotipo, exclusividade de veículos elétricos e atrasos na estreia de novidades: tudo faz parte do jogo

Nuovo marchio Jaguar
Foto de: Jaguar

A Jaguar está determinada a se tornar uma marca exclusivamente elétrica a partir de 2025, apostando em modelos altamente exclusivos. Apesar das críticas recentes sobre o novo logotipo e a suspensão quase completa da produção de seus modelos anteriores, a fabricante britânica acredita estar no caminho certo.

Durante a Miami Art Week, a Jaguar aproveitou para explicar os motivos dessa estratégia, por meio das declarações de Rawdon Glover, diretor-geral da Jaguar Land Rover.

Jaguar E-Pace (2021)

Qualidade acima de tudo

"Por anos, ninguém falava da Jaguar", afirmou Glover. "Agora, todos os olhares estão sobre nós". Ele destacou que a empresa está passando por uma profunda reorganização interna e busca acelerar uma mudança cultural para melhorar a qualidade em todos os aspectos das operações.

O primeiro modelo dessa nova fase será um grand tourer (GT) com quatro portas. No entanto, a Jaguar não tem pressa em lançá-lo, preferindo aguardar até que o veículo esteja perfeitamente desenvolvido e o mercado preparado para recebê-lo. "Estamos aprimorando os processos de produção, engenharia e testes, além de trabalhar com nossa rede de vendas para garantir um produto de excelência", completou Glover.

O protótipo disfarçado do novo Jaguar elétrico (2024)
Foto de: Jaguar

Mudanças necessárias

A estreia do próximo Jaguar elétrico, inicialmente previsto para 2025, foi adiada para 2026, com um atraso estimado entre 12 e 18 meses. Um conceito do modelo será revelado em Miami nos próximos dias, e Glover prometeu que será algo disruptivo.

"Sabemos que muitas pessoas admiram a marca por sua tradição", disse Glover. "Mas também entendemos que, nos últimos anos, não tivemos clientes suficientes para manter as contas equilibradas. Precisamos ser ousados e nos reposicionar no mercado, sempre fiel à nossa essência".

Com essa nova abordagem, a Jaguar busca não apenas redefinir sua identidade, mas também consolidar sua relevância em um mercado cada vez mais competitivo e voltado à eletrificação.

 

Por enquanto, dado o interesse gerado — resultado também de uma campanha nas redes sociais criticada até mesmo por Elon Musk —, parte do trabalho foi feita, e feita com sucesso. Agora, resta esperar para ver como será este novo GT elétrico, a fim de entender se ele realmente respeita os valores da Jaguar e se será capaz de revitalizar o sonho de seu fundador, Sir William Lyons.