Apesar da desaceleração do mercado de carros elétricos em algumas regiões, a Kia segue firme em seus planos. A montadora coreana revelou recentemente que lançará a versão final do EV3 Concept, um SUV elétrico com preço acessível, ainda este ano.
O CEO da Kia, Ho Sung Song, reforça o compromisso da marca com a eletrificação, buscando se tornar um "fornecedor de soluções de mobilidade sustentável". A empresa mantém a meta de alcançar 4,3 milhões de unidades vendidas até 2030 (contra 3,2 milhões atualmente), com 58% dos veículos eletrificados.
Para isso, a Kia planeja reforçar continuamente suas ofertas de veículos elétricos e híbridos para competir melhor em todo o mundo, especialmente na China, onde a concorrência é acirrada.
É claro que alguns desses modelos já foram vistos de uma forma ou de outra - o EV3 e o EV4 existem em forma de conceito. O Kia EV5 está atualmente à venda na China e chegará à Europa. A Kia menciona um modelo EV2 que ainda não vimos, bem como uma versão elétrica do Kia Carens, um veículo de sete lugares de baixo custo destinado a mercados como o da Índia.
Tudo isso começa este ano. Em 2024, a marca planeja introduzir seis modelos híbridos antes do final deste ano, mais oito modelos eletrificados até 2026 e mais nove modelos até 2028. Sua linha completa de EV chegará a 15 modelos até 2027.
Seis desses modelos EV serão lançados até 2026. Até o momento, a Kia fez exatamente o que disse que faria em 2024. Ela já revelou o Kia K4 movido a combustão, um substituto para o sedã Kia Forte (Cerato). Ela também planeja revelar versões atualizadas do EV6, do Sportage e do K8, exclusivo da Coreia do Sul; não é difícil supor que esses modelos provavelmente serão exibidos junto com o novíssimo EV3.
A Kia tem sido um pouco discreta sobre a aparência exata do EV3 em sua versão final. Fotos de flagras do EV3 mostram uma aparência um tanto contida do veículo, mas, proporcionalmente, o carro se assemelha bastante ao modelo conceitual.
Sabemos que ele usará a mesma plataforma E-GMP usada pelo EV9 e EV6, mas não terá a mesma arquitetura de 800 volts desses carros. O EV3 usará uma arquitetura de 400 volts mais barata para manter os custos baixos, o que deve ajudar a baixar o preço do EV3 para a faixa de US$ 30.000 (R$ 155.000).
"No lado dos veículos elétricos, os populares EV6 e EV9 [da Kia] acabarão exigindo modelos posicionados abaixo deles", disse Fiorani em um e-mail. "Assim como os compradores do K4 provavelmente trocarão para um K5 ou um Sportage, um comprador do EV3 desejará passar para um modelo elétrico maior."
A estratégia da Kia é de longo prazo; ela vê o crescimento real dos veículos elétricos desacelerar, mas está conquistando os clientes de maneira tradicional, permitindo que eles cresçam junto com a mudança da marca. Isso é muito diferente de algumas das estratégias de luxo de outras marcas.
"Até o final da década, a Kia espera que os compradores exijam uma linha de veículos elétricos e a montadora quer estar presente para eles", disse Fiorani. Parece que o EV3 será o primeiro passo no plano da Kia para atender aos compradores onde eles estão. Esperamos que dê resultado.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv