A inteligência artificial está em toda parte agora. Está em todas as reuniões de diretoria de empresas que tentam entrar na onda. Está escrevendo redações de alunos preguiçosos do ensino médio. Está alimentando novos wearables desajeitados que estão sendo criticados pelos jornalistas de tecnologia.
Deixando de lado o hype e os chavões, algumas empresas estão realmente fazendo bom uso da IA. A Google, por exemplo, pretende usar a IA para facilitar a localização de estações de recarga para motoristas de veículos elétricos, um objetivo nobre, considerando o estado lamentável das estações de recarga atualmente.
Nos próximos meses, o Google Maps começará a exibir avisos gerados por IA que informam precisamente como encontrar uma estação de recarga, informou a empresa na quarta-feira. Qualquer pessoa que esteja familiarizada com o carregamento de veículos elétricos fora de casa sabe o quanto isso pode ser útil.
As estações de carregamento rápido geralmente ficam em algum canto distante de um estacionamento, escondidas atrás de um prédio ou nas entranhas de uma garagem de vários andares. Você acabará encontrando-os, mas isso geralmente requer algumas voltas tediosas. Os postos de gasolina são marcados por placas e toldos enormes,enquantoas estações de recarga são mais sutis.
Em breve, os usuários do Google Maps começarão a ver instruções detalhadas sobre a estação de carregamento para a qual estão se dirigindo. Essas instruções serão derivadas de avaliações de usuários e compiladas por IA. De acordo com o Google, os motoristas poderão ver instruções como: "Entre no estacionamento subterrâneo e siga as placas em direção à saída. Pouco antes de sair, vire à direita".
Em uma época em que os carregadores ainda são muito menos comuns do que os postos de gasolina e, muitas vezes, estão em vários estados de degradação, esse tipo de dados compartilhados entre usuários sãoumaprática comum entre os proprietários de veículos elétricos. O popular aplicativo PlugShare convida os motoristas de veículos elétricos a deixar uma avaliação de sua experiência de carregamento e informar aos outros sobre possíveis problemas ou fechamentos. Recentemente, as fabricantes estão apostando em aplicativos próprios, mas prometendo deixar os dados abertos para donos de carros de outras marcas.
A Google anunciou alguns outros recursos relacionados a veículos elétricos que serão adicionados ao Maps com o objetivo de simplificar o carregamento.
Os veículos com os aplicativos da Google integrados exibirão em breve a localização das estações de recarga próximas, sua classificação de potência e quantos postos estão disponíveis - tudo isso sem que o motorista precise procurá-los. Os carros com Google Maps integrado também terão a capacidade de sugerir paradas para carregamento em uma rota com vários pontos de passagem. Hoje, Volvo, Polestar, Chevrolet e Cadillac vendem carros com o sistema do Google integrado.
Considerando esses novos recursos e o acesso incomparável da Google a pessoas e dados, o Maps pode estar a caminho de se tornar o superaplicativo para carregamento de veículos elétricos. Considerando a variedade de apps de recarga que os motoristas utilizam atualmente para localizar e pagar pelos carregadores, será uma boa ideia.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Zeekr apresenta estratégia global para rede de recarga de carros elétricos
BYD reage a denúncias de abusos trabalhistas na fábrica de Camaçari (BA)
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Elétricos e híbridos impulsionam recorde de vendas de Hyundai e Kia
Detroit está transformando seus postes em carregadores para elétricos
BYD Dolphin Mini supera Peugeot 208 e C3 com 20 mil vendas no Brasil
BorgWarner apresenta sistemas de carregamento pela 1ª vez no Brasil