page ad skin

Volvo e CATL: parceria para reciclagem de baterias de carros elétricos

Redução da pegada de carbono ao reciclar materiais estratégicos para produzir novas baterias

Volvo EX90 (Fotos ao vivo)

A Volvo anunciou uma parceria com a gigante de baterias CATL para dar nova vida às baterias usadas de carros elétricos. Esta colaboração visa reduzir significativamente o impacto ambiental dos veículos elétricos ao estabelecer um sistema de reciclagem de baterias em esquema fechado.

A marca sueca está fazendo barulho no mercado de carros elétricos. Tendo eliminado os veículos a diesel no mês passado, a empresa está estabelecendo metas ambiciosas de transição. As vendas de veículos elétricos da Volvo dispararam em 2023, com mais de 113.000 unidades vendidas, marcando um aumento de 70% em relação a 2022. Isso se traduz em uma participação significativa de 16% em suas vendas totais, número que crescerá rapidamente a partir deste ano.

Galeria: Volvo EX90 (Fotos ao vivo)

Nesse movimento, o lançamento do SUV elétrico EX30 é um divisor de águas, tornando a mobilidade elétrica mais acessível. Começando em US$ 34.950 nos EUA (R$ 229.950 no Brasil), o EX30 já impulsionou o crescimento das vendas. Só em março, a Volvo vendeu 18.021 EVs, com os veículos elétricos representando 23% do total de vendas.

O compromisso da Volvo é que os EVs alcancem 50% de suas vendas no próximo ano até alcançar uma linha totalmente elétrica até 2030.

Destino das baterias usadas

À medida que a adoção de EVs acelera, surge uma questão crucial: o que acontece com as baterias usadas? A Volvo e a CATL têm uma solução. Sua nova parceria se concentra na reciclagem de baterias de EV aposentadas e descartadas. Através de um processo meticuloso manuseado pelos fornecedores da Volvo, mais de 90% dos materiais cruciais da bateria, como níquel, cobalto e lítio, serão extraídos para reutilização.

A CATL então entra em cena, usando esses materiais reciclados para fabricar novas baterias que alimentarão futuros carros elétricos da Volvo. Este sistema de ciclo fechado não apenas reduz o desperdício, mas também minimiza o impacto ambiental da produção de baterias.

Essa colaboração se baseia em um acordo de longo prazo estabelecido em 2019, onde a CATL fornece baterias para veículos elétricos Volvo e Polestar. Enfatiza ainda mais a dedicação da Volvo à sustentabilidade. Seu objetivo é alcançar uma redução de 75% nas emissões médias de CO2 por veículo até 2030. Seu relatório de 2023 reflete o progresso, mostrando uma redução de 20% em comparação com a linha de base de 2018.

Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários