Imagine um veículo elétrico que possa rodar por até 15 anos ou 1,5 milhão de quilômetros com a mesma bateria! Essa inovação promissora está se tornando realidade graças a uma parceria entre a gigante chinesa de baterias CATL e a fabricante de ônibus Yutong.

Essas novos "superacumuladores" de energia elétrica não só prometem uma vida útil estendida, mas também atenderão a diversos segmentos, incluindo ônibus, caminhões leves e pesados. Isso significa que poderemos ver frotas inteiras de veículos elétricos circulando nas cidades com muito mais autonomia e menor impacto ambiental, um ponto crucial apontando pelos críticos da mobilidade elétrica.

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Além disso, a nova bateria de longa duração promete degradação zero nos primeiros 1.000 ciclos, segundo informou a Yutong. A empresa, por exemplo, já é parceira da CATL há mais de 12 anos, e seus ônibus elétricos com baterias CATL rodam por mais de 40 países - no ano passado, a empresa chinesa anunciou planos de instalar uma fábrica no Brasil. 

Yutong CATL (12)

Além da CATL, outras fabricantes chinesas estão investindo pesado em baterias de longa duração. A montadora de veículos elétricos NIO anunciou recentemente uma parceria similar, prevendo o desenvolvimento conjunto dessas baterias super-resistentes.

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Esse foco em baterias duráveis é fundamental para o futuro dos carros elétricos.

Especialistas do setor, como o CEO da Nio, William Li, alertam que a garantia de baterias vendidas nos últimos anos começará a expirar em breve. Aumentar a vida útil desses componentes é crucial para reduzir custos e tornar a mobilidade elétrica ainda mais atrativa para os consumidores e para o meio ambiente.

A corrida pela tecnologia de baterias de longa duração está a todo vapor, e a China lidera esse movimento. A expectativa é que, em breve, vejamos essa inovação se tornando realidade, inclusive no Brasil, impulsionando a adoção de veículos elétricos e ajudando atingir as metas globais de emissões. 

Fonte: CnEVPost