BYD Shark: picape híbrida plug-in será lançada no Brasil em agosto
Estreia mundial será realizada em evento no dia 14 de maio no México
A nova picape BYD Shark será apresentada oficialmente no próximo dia 14 de maio em evento realizado no México e chegará ao Brasil em meados de agosto. A informação foi confirmada por Alexandre Baldy, conselheiro da BYD Brasil, durante programa na rádio Jovem Pan FM.
Com os primeiros detalhes revelados nesta semana, a picape BYD tem pretensões globais e promete ser um dos lançamentos mais importantes da marca até aqui. A picape média da montadora chinesa promete aliar o trem de força híbrido plug-in às especificações de respeito para marcar a entrada neste segmento que é um dos que mais cresce na maioria dos mercados.
Galeria: BYD Picape - Novos flagras
A BYD anunciou que a picape utilizará a plataforma DMO, que utiliza chassi projetado especificamente para híbridos e está otimizado para o trem de força PHEV. A BYD enfatiza que a tecnologia CTC integra a bateria a um chassi de aço de alta resistência, garantindo a segurança ideal no uso off-road. A bateria Blade estará a bordo, embora sua capacidade ainda seja um segredo - pode ser a unidade de 31,8 kWh encontrada no Leopard 5. Assim como outros modelos eletrificados da BYD, a picape média também terá o chamado V2L (capacidade de recarga externa).
Segundo apurado pela imprensa chinesa, espera-se que a picape utilize o mesmo trem de força do SUV de luxo Leopard 5, provavelmente apresentando um motor de 1,5 litro que gera cerca de 135 kW (180 cv) aliado a motores elétricos para uma potência combinada de 480 cv (350 kW).
O sistema de tração nas quatro rodas elétrico permite uma distribuição de torque inteligente e rápida entre as rodas dianteiras e traseiras, garantindo uma capacidade de resposta mais efetiva. Além disso, o bloqueio central de energia facilita a transferência inteligente de torque a velocidades até 30 vezes mais rápidas do que um sistema mecânico.
Embora a altura não tenha sido revelada, o comprimento será de 5.457 mm, a largura 1.971 mm e a distância entre eixos de 3.260 mm. O site chinês Fast Technology especula um preço inicial de cerca de 200.000 yuans, aproximadamente R$ 144 mil em uma conversão direta.
E como foi dito no início, o lançamento mundial da BYD Shark será no próximo dia 14 de maio no México, quando serão revelados todos os detalhes e especificações. Esta nova picape híbrida plug-in pode se tornar um divisor de águas para a BYD, atacando um dos segmentos que mais crescem na indústria automotiva e com a vantagem do trem de força eletrificada, área que ainda tem poucas opções oferecidas pela concorrência.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD Sea Lion 07: SUV cupê elétrico é flagrado em testes no Brasil
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Novo esportivo da BYD é flagrado pela primeira vez: rival do Porsche 911
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
BYD Dolphin Plus: o primeiro carro elétrico com 5 estrelas no Latin NCAP
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
BYD Dolphin Mini supera até modelos a gasolina e lidera ranking na China