A BYD se prepara para apresentar ao mundo sua picape híbrida plug-in, a BYD Shark, durante o Salão de Pequim, que acontece entre 25 de abril e 4 de maio. A picape, que já vinha gerando grande expectativa, foi flagrada recentemente no México sem camuflagem e já tem lançamento confirmado no Brasil.
Divulgando um teaser, a BYD confirmou o nome oficial Shark e ao mesmo tempo adiantou algo sobre a estratégia para o novo veículo. Ao contrário de boa parte da linha, a Shark parece ser projetada principalmente para os mercados internacionais, o que é comprovado pelos flagras em diversos lugares do mundo que mostram configurações de direção tanto à esquerda quanto à direita, sugerindo um lançamento em mercados como Austrália e África do Sul.
Picape híbrida plug-in terá proposta global e deve ser lançada em vários mercados
Em essência, a BYD Shark pode ser vista como uma evolução na variante picape do SUV BYD Fang Cheng Bao Bao 5, herdando a mesma plataforma DMO projetada especificamente para PHEVs off-road. Esta plataforma prioriza a eficiência energética ao integrar as tecnologias DM-i e DM-p da BYD.
BYD Shark: flagra no México
O sistema de tração nas quatro rodas elétrico permite que o Shark ajuste inteligentemente a distribuição de torque entre os eixos dianteiro e traseiro com uma velocidade notável. Medido em milissegundos, a resposta do sistema garante reações ultrarrápidas do motor durante condições de condução críticas. Além disso, a trava central de energia facilita a transferência inteligente de torque entre os eixos a velocidades até 30 vezes mais rápidas do que uma trava central mecânica tradicional.
Para o motor e o sistema híbrido elétrico (EHS), a plataforma DMO emprega um layout longitudinal. Esta configuração permite compatibilidade com motores longitudinais 1.5T e 2.0T, que formam a espinha dorsal do sistema híbrido plug-in da BYD. Embora as opções exatas de trem de força para o Shark ainda não sejam divulgadas (o Bao 5 oferece apenas o 1.5T), ambos os motores ostentam altas taxas de compressão, eficiência térmica excepcional e recursos avançados como um sistema de injeção de combustível de alta pressão. O motor 1.5T oferece uma potência máxima de 143 kW (194 cv), enquanto o 2.0T eleva esse número para 180 kW (245 cv).
Os dados e especificações sobre a picape ainda são preliminares, mas o sistema DMO promete atingir um consumo de combustível de 7,8 litros por 100 quilômetros (12,8 km/l) e um alcance de condução combinado de 1.200 quilômetros.
Após a revelação oficial para o público no Salão de Pequim nesta semana, a BYD Shark terá o lançamento mundial no próximo dia 14 de maio, com cobertura do InsideEVs Brasil. O lançamento no Brasil está previsto para agosto deste ano. Fique ligado e confira mais detalhes sobre a nova picape nos próximos dias.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia