Após a divulgação de teasers e vazamento interno de imagens, a Mini finalmente oficializa nesta quarta-feira (24) a apresentação do crossover Aceman 2025. Destaque da marca no Salão de Pequim, o modelo foi desenvolvido para oferecer cabine espaçosa sem sacrifício da agilidade em trânsito urbano, sendo oferece unicamente com mecânica elétrica. O alcance comercial do modelo será global, com produção dividida entre China e Reino Unido.
Com linhas fiéis ao conceito apresentado em 2022, o Aceman 2025 toma como base a identidade estética da Mini chamada de "Charismatic Simplicity" (Simplicidade Carismática). Responsável por nortear o visual de todos os novos carros da marca, a filosofia combina elementos clássicos - como teto plano e balanços curtos - com traços mais modernos como vincos esculpidos, grade octogonal e para-lamas destacados.
No portfólio, o Aceman 2025 fica posicionado acima do Cooper e abaixo do Countryman. Ao todo, mede 4.076 mm de comprimento, 1.754 mm de largura e 1.495 mm de altura. Para efeito de comparação, o Countryman possui 4.433 milímetros, 1.843 mm e 1.656 mm, respectivamente. Ao contrário dos irmãos, oferecidos tanto com motores tradicionais quanto com conjuntos elétricos, o Aceman é exclusivamente EV.
A versão de entrada tem motor elétrico único com 184 cv de potência e 29,5 kgfm de torque, além de bateria de 40,7 kWh e autonomia no padrão WLTP de 310 km. Por sua vez, Aceman SE produz 218 cv e 33,6 kgfm de torque, com bateria de 54,2 kWh e autonomia de 406 km. Haverá ainda versão JCW com melhorias de estilo e chassi, mas sem qualquer aumento de potência.
Apesar do porte compacto, a cabine oferece espaço para cinco passageiros e 300 litros de espaço no porta-malas. O interior remete ao Cooper e conta com tela sensível ao toque OLED circular de 9,44 polegadas posicionada no centro do painel. O sistema de entretenimento Mini Operating System 9 é inspirado em smartphones e integra o novo assistente pessoal inteligente chamado “Spike”.
Ao todo, o motorista tem acesso a 8 modos Mini Experience selecionáveis (Modo Pessoal, Modo Go-Kart, Modo Vívido, Modo Core, Modo Verde, Modo Atemporal, Modo Balance e Modo Trail), que alteram o ambiente interno de acordo. Cada modo apresenta gráficos diferentes para a tela, acompanhados por vários padrões iluminados emitidos por duas unidades de projetor. Outro destaque é a iluminação ambiente ao longo da moldura do teto panorâmico de vidro.
Aceman ao lado do Cooper e do Countryman
A estreia oficial do Aceman acontece publicamente no Salão de Pequim, na China. Não por acaso, o crossover será produzido lá pela Spotlight Automotive - joint venture 50:50 criada pela BMW (dona da Mini) em parceria com a GWM. Em 2026, a fábrica da Mini em Oxford, no Reino Unido, também montará o modelo. Os principais rivais são Jeep Avenger, Fiat 600e, Peugeot e-2008, DS3 E-Tense e Opel Mokka Electric. A chegada do Aceman ao Brasil também é esperada.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Mini Cooper SE elétrico: versão top chega ao Brasil por R$ 259.990
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mini John Cooper Works Electric mantém tradição sem combustão
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Novo Mini Cooper Elétrico já está à venda no Brasil por R$ 209.990
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Mini Cooper JCW E: hot elétrico de 259 cv aparece em primeiras imagens