Baterias de estado sólido: Mercedes-Benz, Stellantis e Hyundai se aliam
A Factorial Energy, uma desenvolvedora apoiada por esses fabricantes, colabora com a LG Chem
Quem será o líder em baterias de próxima geração? A resposta não é fácil porque há cada vez mais concorrentes na corrida. As baterias de estado sólido são a meta que muitas empresas estão tentando alcançar primeiro, da forma mais eficiente e rápida possível. É por isso que as alianças estão se multiplicando.
A Factorial Energy, desenvolvedora norte-americana de células de bateria de estado sólido apoiada pela Mercedes-Benz, Stellantis e Hyundai-Kia, assinou um memorando de entendimento com a LG Chem, um dos maiores grupos químicos da Coreia do Sul e empresa controladora da especialista em baterias LG Energy Solution, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de materiais de bateria de estado sólido.
Uma licença a ser negociada
A tecnologia na qual a Factorial está trabalhando é chamada de "FEST" (Factorial Electrolyte System Technology) e é descrita como "revolucionária" porque "tem o potencial de reduzir radicalmente o peso dos veículos elétricos, aumentar a autonomia, diminuir o tempo de carregamento e melhorar a segurança".
"Esperamos garantir materiais de estado sólido por meio da experiência acumulada da Factorial em baterias de próxima geração e da tecnologia superior de materiais da LG Chem", disse Jong-ku Lee, CTO da LG Chem.
As empresas unirão forças e, quando o projeto for concluído, negociarão o licenciamento das tecnologias e o fornecimento de materiais.
"Estamos entusiasmados em iniciar essa colaboração com a LG Chem, uma das líderes globais mais proeminentes em materiais para baterias", disse Siyu Huang, CEO da Factorial. O setor de veículos elétricos está no limiar de um avanço muito necessário na tecnologia de baterias, e acreditamos que parcerias estreitas na cadeia de suprimentos ajudarão a acelerar essa transição. Juntamente com a LG Chem, estamos avançando no desenvolvimento de uma tecnologia fundamental de bateria de estado sólido que abrirá o futuro dos veículos elétricos".
Muitos participantes no campo
Como os mais atentos já sabem, o primeiro carro elétrico com baterias de estado sólido já está à venda, mas essa tecnologia é muito cobiçada porque deve reduzir o preço dos carros elétricos e torná-los mais populares. Há algum tempo, a China vem cerrando fileiras em baterias (inclusive de estado sólido) e, recentemente, a fabricante de automóveis Changan começou a colaborar com a fabricante de lítio e baterias Ganfeng Lithium.
A Volkswagen, uma aliada da QuantumScape, está procurando acelerar a pesquisa por meio de novos parceiros, e a Nissan anunciou sua intenção de produzir baterias de estado sólido a partir de 2025. A fabricante chinesa de veículos elétricos Hyper by GAC Aion, por outro lado, disse que concluiu a pesquisa e o desenvolvimento de baterias de estado sólido e que as usará a partir de 2026, mesmo ano em que a Samsung também lançará sua nova bateria.
Enquanto isso, este ano, a Solid Power e a SK On estão trabalhando juntas para desenvolver novas baterias e as empresas clientes da americana QuantumScape receberão e testarão a Alpha-2, as amostras das próximas baterias para carros elétricos.
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