A Samsung apresentou recentemente uma atualização sobre o desenvolvimento do conjunto de tecnologias inovadoras de bateria sob o guarda-chuva de avanços "super-gap". Essas inovações visam um carregamento mais rápido, maior vida útil da bateria e um vislumbre do futuro com seu roteiro para a produção em massa de baterias de estado sólido.

O destaque foi o plano da Samsung SDI para a produção em massa das baterias de estado sólido. Essas baterias ostentam um eletrólito sólido que substitui o equivalente líquido tradicional, reduzindo significativamente o risco de incêndio e ampliando o alcance de condução. Com uma densidade de energia líder da indústria de 900 Wh/L, essa tecnologia promete um salto de 40% em comparação com suas baterias prismáticas P5 atuais. A Samsung SDI está confiante em atingir esse objetivo por meio de eletrólito sólido proprietário e tecnologias sem ânodo, abrindo caminho para baterias de maior capacidade.

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O empenho da gigante coreana fica evidente pelo estabelecimento de uma equipe dedicada de comercialização de baterias sólidas em dezembro de 2023. Uma linha piloto de produção já está funcionando em seu centro de P&D, produzindo protótipos. Seu roteiro trata de um plano abrangente para a produção em massa até 2027, abrangendo todas as etapas, desde o desenvolvimento e a configuração da linha até o lançamento do projeto e o gerenciamento da cadeia de suprimentos. 

80% em 9 minutos

Além das baterias sólidas que virão no futuro, a Samsung SDI também apresentou alguns avanços impressionantes de curto prazo. Eles revelaram uma tecnologia de carregamento ultrarrápido que leva uma bateria vazia a 80% de carga em apenas 9 minutos, um feito sem precedentes. Esse carregamento ultrarrápido é obtido por meio de caminhos de transferência de íons de lítio otimizados e resistência minimizada. A empresa pretende levar essa tecnologia à produção em massa até 2026, reduzindo significativamente os tempos de carregamento em comparação com suas ofertas atuais.

A durabilidade é outro foco, com a Samsung SDI visando uma vida útil sem precedentes da bateria de 20 anos até 2029. Isso mais do que dobra a vida útil das baterias atuais e é possível graças aos avanços na ciência de materiais que aumentam a durabilidade das células.

A Samsung SDI destacou um novo design de bateria prismática com terminal montado na lateral, melhorando a eficiência energética e a refrigeração. Eles também apresentaram sua tecnologia cell-to-pack (CTP) para células prismáticas, com o objetivo de reduzir componentes em mais de 35% e peso em 20%, levando a maior densidade de energia e reduções significativas de custos.

“Nossos preparativos para a produção em massa de produtos de próxima geração com diferentes formatos, como baterias de estado sólido, estão bem encaminhados”, disse Yoon-ho Choi, presidente da Samsung SDI.

A segurança continua sendo uma prioridade máxima, e a Samsung SDI apresentou sua tecnologia sem propagação térmica. Esse recurso de segurança evita que o fogo se espalhe dentro da bateria no caso de superaquecimento ou impacto, ventilando gases de alta temperatura.

Agora é acompanhar de perto esses desenvolvimentos e esperar por inovações que tornarão os carros elétricos cada vez mais práticos e eficientes no uso diário. Vale lembrar que a indústria de um modo geral trabalha com um prazo próximo para a viabilização em massa das baterias de estado sólido, algo no intervalo 2026/2027.