Xiaomi SU7: 1º carro elétrico da marca é destaque no Salão de Pequim
Veja todos os detalhes do novo carro elétrico que está mexendo com o mercado chinês
O primeiro carro da Xiaomi está começando bem. A gigante chinesa já recebeu 100.000 pedidos e o SU7 está entre as novidades mais populares do Salão de Pequim 2024, que acontece entre 25 de abril e 4 de maio.
Esse sedã elétrico com linhas muito elegantes é a "arma" com a qual a gigante dos eletrônicos pretende se estabelecer como um dos principais fabricantes de automóveis do mundo e, a julgar pela recepção no salão, ele promete dar bastante trabalho aos concorrentes.
Até 800 km de alcance
Para descrever esse novo sedã de emissão zero, vamos começar pela propulsão. O Xiaomi SU7, na verdade, é construído em uma plataforma com arquitetura de 800 Volts e pode ser equipado com dois conjuntos de baterias diferentes: um menor, com capacidade ainda não especificada e dedicado à versão com tração traseira, e um conjunto de baterias maior, de 101 kWh, dedicado à versão mais potente com tração integral.
A segunda é fornecida pela gigante CATL e, de acordo com a declaração do próprio fabricante, pode ganhar 220 km de autonomia (ciclo CLTC) em 5 minutos de recarga e 550 km de autonomia (ciclo CLTC) com uma parada de 15 minutos na estação de recarga: portanto, uma potência de recarga bastante alta.
Galeria: Xiaomi SU7 (2024)
Em sua versão final, no mercado global, o Xiaomi SU7 estará disponível, como previsto, em duas configurações, uma com tração traseira e outra com tração integral. A última será a variante mais potente e será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 2,78 segundos e atingir uma velocidade máxima de 265 km/h.
Xiaomi SU7 RWD | Xiaomi SU7 AWD | |
Bateria | n.a. | 101 kWh |
Autonomia | 668 km (CLTC) | 800 km (CLTC) |
Potência máxima | 299 cv | 673 cv |
Torque máximo | 400 Nm | 838 Nm |
0-100 km/h | 5,28 s | 2,78 s |
Velocidade máxima | 210 km/h |
265 km/h |
Xiaomi SU7 ao vivo no Salão de Pequim 2024
Design autoral
Como antecipado em uma matéria dedicada, os designers que trabalharam no exterior e no interior desse novo sedã chinês são todos nomes renomados do setor automotivo europeu.
XIaomi SU7
É exatamente por isso que as linhas externas do SU7 lembram alguns carros alemães e carros-conceito conhecidos, assim como o interior, que é espaçoso e cheio de acessórios tecnológicos para simplificar a vida cotidiana. Ainda não está claro quando ele chegará à Europa e outros mercados, incluindo o Brasil. É preciso esperar.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Transporte elétrico e meio ambiente: como acelerar a transição
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
BYD: Novo SUV elétrico compacto é revelado em primeiras imagens
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Toyota apresenta SUV elétrico compacto irmão do Yaris Cross: Urban Cruiser
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Neta Aya, em pré-venda no Brasil, recebe zero estrela em segurança