A Volvo Cars registrou um forte crescimento de vendas em abril de 2024, com entregas globais aumentando 27% em relação ao ano anterior, para 65.838 carros. Esse ímpeto positivo foi impulsionado por um aumento na demanda por veículos elétricos e híbridos plug-in, além do lançamento bem-sucedido do novo SUV elétrico compacto EX30.
O foco na mobilidade elétrica está valendo a pena para a Volvo. As vendas de veículos eletrificados aumentaram 53% em comparação com abril de 2023, representando quase metade (48%) de todos os carros vendidos no mês passado. Notavelmente, os carros elétricos a bateria (BEV) capturaram uma participação significativa de 26% nas vendas de abril.
O EX30 totalmente elétrico foi destaque na estreia, tornando-se o modelo Volvo mais vendido na Europa em abril. Este forte desempenho contribuiu para um aumento de 76% nos emplacamentos de veículos eletrificados na região, onde as vendas gerais aumentaram 65% na comparação ano a ano. Os modelos eletrificados agora representam uma participação dominante de 67% nas vendas da Volvo na Europa.
Enquanto a Europa liderou o crescimento, a Volvo Cars também experimentou crescimento no mercado americano, com vendas aumentando 10% em abril. Esse crescimento foi impulsionado por um aumento significativo de 89% nas vendas de carros híbridos plug-in.
O mercado da China apresentou um quadro diferente, com vendas 3% menores em comparação com o mesmo período do ano passado. Enquanto isso, as vendas de modelos eletrificados tiveram uma queda de 16% na comparação anual.
Vendas globais - Volvo Recharge em abril (alteração ano a ano):
"Este desempenho nos coloca no caminho certo para atingir nossa meta de crescimento de vendas no varejo para o ano inteiro de pelo menos 15%", disse Björn Annwall, Chief Commercial Officer e Vice-CEO da Volvo Cars. "Estamos encorajados pela resposta positiva dos clientes ao EX30 e pelo crescimento contínuo de nossa oferta eletrificada. Isso reforça nosso compromisso de fornecer um portfólio equilibrado de carros totalmente elétricos, híbridos plug-in e híbridos leves."
Em abril, o Volvo XC60 foi o modelo mais vendido com 19.542 emplacamentos (2023: 16.658), seguido pelo XC40, com vendas totais de 15.139 carros (2023: 13.740) e o EX30 com 9.730 unidades (2023: 0).
No lançamento do EX30, o InsideEVs Brasil apurou que a meta de vendas do mais novo carro elétrico da Volvo é de 10.000 unidades no fechamento de 2024, ou seja, desde o começo das entregas agora em maio até dezembro. Segundo relatado, esse seria o volume negociado com a matriz para o nosso mercado.
Fonte: Volvo
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Volvo inicia testes operacionais com caminhões elétricos no Brasil