A Mercedes-Benz, que antes previa uma rápida mudança para veículos elétricos até 2030, agora reconhece que os motores a combustão ainda terão um papel importante no futuro. Essa mudança de postura se dá em um contexto de desaceleração no crescimento das vendas de carros elétricos na Europa. O presidente e CEO da empresa, Ola Källenius, reforçou essa visão durante a reunião anual de acionistas realizada na quarta-feira.
"O objetivo estratégico da Mercedes-Benz é zero emissões. Isso é certo. No entanto, a transformação pode levar mais tempo do que o esperado", disse Källenius, reiterando comentários semelhantes que fez no início deste ano.
Ele disse que fatores como a rapidez com que a infraestrutura de recarga se expande afetarão o ritmo da transição de emissão zero da Mercedes-Benz. As vendas de híbridos, disse ele, podem continuar até a década de 2030 "se houver demanda".
Em outras palavras, a Mercedes-Benz planeja vender carros movidos a combustão enquanto as pessoas os desejarem. A fabricante premium preparou suas fábricas para a flexibilidade, disse Källenius, de modo que possa ajustar a capacidade dos carros movidos a gasolina e a bateria elétrica para atender à demanda dos consumidores.
No entanto, a Mercedes-Benz terá que lidar com as regulamentações de emissões cada vez mais rígidas em todo o mundo. Portanto, ela deve limpar as emissões de sua frota independentemente do apetite do consumidor.
Os fabricantes de automóveis, incluindo a General Motors e a Ford, começaram a frear seus investimentos em veículos elétricos no final do ano passado, citando uma demanda menor do que a esperada de uma base de clientes em transformação. De fato, as vendas de veículos elétricos sofreram alguns obstáculos nos últimos meses, principalmente quando se observa o primeiro trimestre desanimador da Tesla.
Embora as vendas de veículos elétricos da Mercedes-Benz tenham crescido 73% em 2023, a empresa enfrenta desafios. É importante reconhecer o crescimento do mercado de veículos elétricos, mas a situação da Mercedes não deve ser interpretada como um sinal de pessimismo para o futuro dessa indústria.
O recuo da montadora pode estar mais relacionado à lucratividade de seus carros elétricos do que ao desempenho geral do mercado. Em outras palavras, o sucesso dos veículos elétricos não significa que todas as empresas do setor estejam prosperando. Cada montadora enfrenta seus próprios desafios e precisa se adaptar às novas realidades do mercado.
Como os fabricantes de automóveis da velha guarda investem pesadamente em veículos elétricos, eles têm obtido a maior parte de seus lucros com carros movidos a gasolina e utilitários esportivos. No ano passado, a Mercedes-Benz alertou que a virada "brutal" para veículos elétricos poderia prejudicar suas margens.
Também é importante observar que a Mercedes não está se saindo tão bem na frente elétrica quanto sua eterna rival, a BMW. Os carros elétricos representaram 14,7% das vendas globais da BMW no ano passado, contra 11,8% da Mercedes. Em termos absolutos, a BMW vendeu 376.183 VEs em todas as suas marcas em 2023. As vendas de VEs da Mercedes-Benz ficaram em 240.600.
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