No ano passado, cerca de 9,6 milhões de carros elétricos a bateria foram vendidos em todo o mundo. Esse total exclui carros híbridos plug-in e carros com extensor de autonomia, bem como carros a hidrogênio. O total de BEVs aumentou em 30% desde 2022, o que não é pouco, considerando os tempos difíceis que o setor está enfrentando atualmente.

O crescimento foi possível principalmente graças à China, que incentivou os NEVs (New Energy Vehicles), e depois a Europa, os EUA, a Coreia do Sul e outros mercados em expansão, como Tailândia, Índia e alguns mercados latino-americanos, contribuíram para esse aumento.

Portanto, a adoção do carro elétrico está acontecendo em duas velocidades diferentes: a chinesa, onde é praticamente obrigatório comprar e dirigir um carro elétrico (principalmente por causa das complicações burocráticas na compra de um carro térmico), e a não chinesa, onde há cada vez mais dúvidas sobre o potencial econômico e social do carro 100% elétrico.

Tesla lidera o ranking mundial

Conforme antecipado em um artigo publicado em janeiro, em 2023 a Tesla (e não a BYD) foi confirmada como a principal fabricante de carros elétricos do mundo. A marca americana entregou quase 1,81 milhão de unidades em todo o mundo, aumentando de 17,8% para 18,9% a participação no mercado global de VEBs, principalmente devido ao sucesso do Model Y em todos os mercados.

A chinesa BYD ocupou a segunda posição, mas registrou um aumento de participação maior ao vender 1,57 milhão de carros elétricos, ou 80% a mais do que em 2022.  Além do bom desempenho na China, a BYD teve excelentes resultados em mercados como o Sudeste Asiático, a América Latina, o Oriente Médio e a Ásia Central. Ela também chegou à Europa com o BYD Atto 3 (Yuan Plus).

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Os dez maiores fabricantes de carros elétricos em 2023 (vendas globais de carros)

Na China, a BYD é muito popular graças principalmente ao sucesso do Han (ele está em praticamente todas as ruas de Pequim e Xangai), do Song e do Qin. A participação da BYD no mercado global de BEV aumentou de 11,9% em 2022 para 16,4% em 2023.

Na terceira posição está o Grupo Volkswagen, com 769.000 unidades. Aqui, o aumento da participação foi bem discreto, de 7,9% em 2022 para 8% em 2023.

Enquanto os modelos ID da Volkswagen tiveram dificuldades na China e nos Estados Unidos e, até certo ponto, na Europa, a Audi se saiu bem com seus modelos e-tron, mas ficou muito atrás dos resultados registrados pela BMW e pela Mercedes. Deve-se dizer também que, embora a China seja responsável por 52% das vendas globais de VEBs, os modelos elétricos puros do grupo Volkswagen representam apenas 23% do total.

BMW ultrapassou a Stellantis

O BMW Group, o 13º maior grupo do mundo, vendeu mais carros elétricos do que o Stellantis, o quarto maior. 

A fabricante alemã entregou 376.000 carros elétricos a bateria contra 323.300 da Stellantis. A Mercedes-Benz veio logo em seguida, com 315.300 unidades, ou 95% a mais do que em 2022.

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As dez principais marcas de carros elétricos em 2023 (vendas globais de carros)

O autor do artigo, Felipe Munoz, é Especialista no setor automotivo da JATO Dynamics.