A Zeekr, marca de veículos elétricos de luxo da Geely (proprietária da Polestar e Volvo), com sede em Hangzhou, China, protagonizou um IPO (abertura de capital) de grande sucesso na bolsa de valores dos EUA nesta manhã. As ações da empresa, cotadas a US$ 21 por ação, dispararam 30% nos primeiros minutos de negociação, alcançando um valor de US$ 27 e elevando a avaliação da empresa para US$ 7 bilhões, bem acima dos US$ 5 bilhões inicialmente estimados.
O recente IPO da Zeekr, marca de EVs premium da Geely, foi um evento notável por diversos motivos. Aconteceu logo após a forte presença da marca no Salão do Automóvel de Pequim e no mesmo dia em que a repressão tarifária aos EVs chineses se tornou notícia.
Para a Geely, a Zeekr e a China em geral, o IPO representou um marco importante na batalha pela eletrificação. A empresa levantou US$ 441 milhões com a IPO, demonstrando a confiança dos investidores no potencial da Zeekr e no futuro do mercado de EVs.
É verdade que a Zeekr não é a primeira startup de EVs a se tornar pública, nem a primeira marca afiliada à Geely a seguir esse caminho. No entanto, o IPO da Zeekr se destaca por ter ocorrido em um momento crucial para o mercado de EVs.
O mercado global de EVs está crescendo a um ritmo acelerado, mas ainda enfrenta incertezas. As políticas governamentais, a infraestrutura de recarga e a aceitação do consumidor são apenas alguns dos fatores que podem influenciar o sucesso da indústria.
Galeria: Flagra - Zeekr X no Brasil
A Polestar, após seu IPO em 2022, teve um desempenho decepcionante, com o preço das ações despencando para apenas 15 centavos de dólar por ação no momento da escrita. Essa queda levanta preocupações sobre o potencial da Zeekr, especialmente considerando o histórico de empresas de aquisição de propósito específico (SPACs) no setor automotivo, como a Lotus e a Polestar, que também sofreram desvalorizações significativas.
A Zeekr se encontra em uma situação melhor do que a VinFast, outra startup de EVs que teve um IPO fracassado logo após o lançamento. No entanto, a tendência geral de desvalorização entre empresas que abriram capital via SPACs, incluindo aquelas fora do setor automotivo, é preocupante.
Mas uma coisa é certa: A Zeekr é agora a marca de EV a ser observada, na China e em outros países. Ela já está se expandindo para o México, Brasil e Europa, e pode até estar de olho nos EUA em seguida. O TechCrunch já está chamando a Zeekr de "a IPO de VE mais badalada do ano".
Em termos de posição no mercado, a Zeekr ocupa um segmento de luxo ou premium que eu diria ser equivalente ao da Acura ou da Audi. A Zeekr está (teoricamente) abaixo da Polestar, que tem como objetivo cortejar os compradores da Porsche com seu motivo minimalista de estilo escandinavo. O Polestar é uma espécie de Volvo esportivo, enquanto o Zeekr tende a se concentrar mais no adorno exterior e interior. Isso é interessante, pois o trabalho de design do Polestar e do Zeekr foi realizado principalmente no estúdio da Geely em Gotemburgo, na Suécia.
Mas enquanto a Polestar está realmente lutando por vendas, o Zeekr tem crescido consistentemente. Parte desse sucesso é a oferta de uma linha muito mais completa de sedãs elétricos, utilitários esportivos, peruas e até mesmo vans, enquanto a Polestar só agora está começando a adicionar mais dois SUVs, depois de contar apenas com o sedã Polestar 2 por tanto tempo.
Em março de 2024, a Zeekr registrou um aumento de 117% nas vendas em relação ao ano anterior. Ela também entregou mais de 230.000 carros, enquanto se expandia para mais mercados internacionais. No ano passado, a Zeekr entregou 118.685 carros, enquanto a Polestar movimentou apenas 54.600. Isso significa que a Zeekr superou as vendas da Polestar em uma proporção de mais de 2 para 1, um número que ela conseguiu atingir, já que o mercado chinês de veículos elétricos está em uma corrida desenfreada por preços mais baixos.
É claro que, como a maioria das startups de veículos elétricos, a Zeekr ainda não teve lucro. Mas os representantes da Zeekr disseram que a marca está no caminho certo para ser lucrativa até o final de 2024.
No cenário automotivo, a Zeekr se destaca como um "pato fora da lagoa", especialmente para o público americano. Apesar de sua aparência como mais um concorrente de luxo no segmento de carros elétricos, a Zeekr assume um papel crucial que vai além da fabricação de seus próprios veículos.
Em diversas conversas com representantes da Zeekr, ficou claro que a marca atua como um centro de inovação para todo o grupo Geely Auto. A Zeekr é responsável por boa parte do desenvolvimento de engenharia e software que abastece as demais marcas do grupo, incluindo Polestar e Volvo. Um exemplo concreto é o Polestar 4, que compartilha componentes mecânicos com o Zeekr 001.
Apesar de seu papel fundamental na inovação do grupo Geely, a Zeekr ainda não possui planos concretos de entrar no mercado americano. A marca prioriza sua expansão na China e Europa, mercados com grande potencial para carros elétricos premium.
A tecnologia da Zeekr forma a base para um carro autônomo da Waymo chamado M Vision, e isso já é algo conhecido. Mas, quando perguntei diretamente se a Zeekr tinha planos para os EUA fora de um veículo comercial ou de sua parceria com a Waymo, a marca foi bastante evasiva.
Em outubro, representantes da Zeekr me disseram em um evento em Nova York que a venda de um veículo de passeio nos EUA estava potencialmente na mesa, mas depois responderam por e-mail dizendo que não tinham planos de vender veículos de passeio nos EUA.
No entanto, a atitude dos EUA em relação aos EVs chineses importados se deteriorou rapidamente em apenas uma semana após a obtenção dessa declaração. Os veículos da Zeekr provenientes da China podem enfrentar uma nova tarifa de 100% sobre seus veículos, o que não é bom para as perspectivas da marca como uma possível oferta de carros de passeio nos EUA - ou para o preço de suas ações.
Como meu colega Tim Levin disse hoje, estamos entrando em uma espécie de guerra fria automotiva. Os carros da Zeekr acabarão sendo vendidos nos EUA? Neste momento, isso parece mais obscuro do que nunca.
Brasil: outro momento
Na outra ponta do continente americano, os planos da Zeekr são bem diferentes. A marca chinesa de carros elétricos anunciou recentemente que dará início às suas operações aqui no Brasil. Por enquanto, são aguardados os modelos 001 e X, mas essa lista pode crescer, segundo apuramos durante o Salão de Pequim há alguns dias.