Zeekr confirma operação no Brasil com posicionamento premium
Com vendas no segundo semestre, 001 e X já estão confirmados e em processo de homologação
Com informações de Leo Fortunatti - A Zeekr, marca premium de veículos elétricos que pertence à Geely, está acelerando os passos para iniciar suas atividades no Brasil. Em encontro com jornalistas, os representantes da marca chinesa no país falaram sobre os planos e reafirmaram que os modelos 001 e X já estão confirmados e rodando em testes de homologação.
Com ambições globais, a Zeekr foi criada para atuar em um segmento acima das marcas generalistas e, também da Volvo, para competir diretamente com modelos das alemãs Porsche e Mercedes-Benz, por exemplo. A estreia no Brasil acontece no segundo semestre de 2024, com concessionários nos principais mercados e pós-vendas consolidado.
Galeria: Zeekr 001 - 2024
Os carros elétricos da Zeekr são baseados na nova arquitetura SEA da Geely. É a mesma plataforma que sustenta o novos Volvos e, graças a ela, os veículos elétricos da marca poderão contar com a comodidade de atualizações de software OTA - 'Over the Air' - ao longo da vida útil.
Zeekr 001 e X no Brasil
O Zeekr 001 é o primeiro modelo da marca, que foi introduzido em setembro de 2020 sob o nome de Lynk Zero Concept. Ele passou por uma forte atualização para a linha 2024, trazendo novos recursos como carregamento mais rápido e sistemas de assistência ao motorista aprimorados. Este será o carro vendido no Brasil em três versões, com motor traseiro e dois motores, dependendo da configuração.
A Geely recorreu ao centro de design em Gotemburgo, onde os designers também trabalham com a Volvo. O Zeekr 001 tem 4,97 metros de comprimento, 1,99 metro de largura e 1,56 de altura, com um entre-eixos de mais de 3 metros. Graças às suas dimensões generosas, oferece espaço no topo da sua categoria e uma capacidade de carga recorde de até 2.144 litros.
Com arquitetura elétrica de 800 volts, o Zeekr 001 suporta carregamento V2V (veículo para veículo) com potência máxima de 240 kW. Isso significa que o Zeekr 001 pode carregar outro veículo elétrico com a potência de um eletroposto rápido comum no Brasil. Além disso, essa plataforma permitiu à Zeekr aumentar a potência na versão 2024.
Baterias:
- 95 kWh, LFP (fosfato de ferro lítio): 675 km de autonomia (CLTC)
- 100 kWh, NMC (níquel, manganês, cobalto): 705 - 750 km de autonomia (dependendo do tipo de tração) CLTC
Versão RWD (tração traseira):
- Motor elétrico de imã permanente de 310 kW (422 cv) no eixo traseiro
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos
- Velocidade máxima de 200 km/h (limitada eletronicamente)
Versão AWD (tração traseira):
- Motor elétrico de imã permanente de 310 kW (422 cv) no eixo traseiro
- Motor de indução assíncrono de 270 kW (367 cv) no eixo dianteiro
- Potência total combinada de 580 kW (794 cv)
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos
- Velocidade máxima de 200 km/h (limitada eletronicamente)
Lançado na China com preços entre 269.000 e 329.000 yuans, o equivalente a algo entre R$ 188 mil e R$ 231.000 numa conversão direta, o Zeekr 001 será lançado no Brasil em três versões, sendo a opção de entrada apenas com tração traseira.
Galeria: Zeekr X
Outra opção interessante no portfólio da marca é o recém-lançado SUV elétrico compacto Zeekr X, que se destaca pelo design angular, medindo 4,45 metros de comprimento e 2,75 metros de entre-eixos e compartilhando o trem de força com o Volvo EX30.
É o terceiro lançamento da marca premium após os modelos 001 e 009 e abandona os números para abraçar um nome que - nas palavras da empresa - "representa a inspiração, exploração e imaginação sem fim que a Zeekr busca".
De frente, lembra Lynk & Co. 01 (outro modelo pertencente ao Grupo Geely), com linhas mais angulares e aerodinâmicas, juntamente com soluções pertencentes ao universo coupé e esportivo, como janelas laterais sem moldura e maçanetas retráteis, bem como lanternas que percorrem toda a extensão da tampa traseira.
Baseado na Arquitetura Elétrica Sustentável (SEA) da Geely, o Zeekr X está disponível em duas variantes de potência, ambas utilizando uma bateria de 66 kWh com química de Níquel Manganês Cobalto (NMC).
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Modelo de tração traseira:
- Potência: 200 kW (272 cavalos de potência)
- Torque: 384 Nm
- Autonomia: 560 km (ciclo CLTC)
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos
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Modelo de tração integral (motor duplo):
- Potência: 315 kW (428 cavalos de potência)
- Torque: 543 Nm
- Autonomia: 512 km (ciclo CLTC)
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos
Para o Brasil, a marca terá um posicionamento premium, algo como a Porsche. Serão concessionárias em capitais e principais mercados escolhidos a dedo, além de um volume não tão alto, como a marca alemã, mas com foco na qualidade e experiência dos clientes. Segundo executivos, estarão onde BYD e GWM não estão neste momento e focará na briga com Audi, BMW, Mercedes-Benz, Porsche e a própria Volvo.
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