Novo SUV elétrico topo de linha da Porsche terá mais de 1.000 cv
Chegará ao mercado em 2027 e será o maior veículo já produzido pela fabricante alemã
Lançamento de peso dentro do calendário de novidades da Porsche para os próximos anos, o tão fala SUV elétrico topo de linha da marca está aos poucos se tornando conhecido. A própria empresa já confirmou o desenvolvimento do modelo e adiantou que o modelo ficará posicionado no segmento D, acima do Cayenne. Agora, novas informações revelam mais do projeto e projeção inédita fornece ideia geral de como será o carro.
Conhecido internamente pelo codinome K1, o modelo vem sendo pensado pela Porsche desde 2020 e terá importância estratégica quando chegar ao mercado. Será revelado por volta de 2027 e ficará posicionado como mais caro veículo do portfólio da marca. Não por acaso, segundo estimativas, será aproximadamente três vezes mais caro que o Cayenne atual. Além disso, será o maior veículo já produzido em série pela marca, com comprimento facilmente superior aos 5 metros.
Porsche K1 - Projeção
Não deixará de lado a pegada esportiva da marca, mas deverá apostar em atributos mais familiares para atrair compradores com esse perfil. Nesse sentido, terá três fileiras de assentos e capacidade para acomodar 6 ou 7 passageiros. O interior deve abusar de requinte e refinamento para todos os passageiros, além de oferecer recursos tecnológicos de última geração para auxiliar o motorista. A própria Porsche já fala em "experiência completamente nova" na cabine.
Novo Macan elétrico deverá inspirar design do novo SUV
A plataforma adotada será do tipo PPE (Premium Platform Electric), desenvolvida em parceria com a Audi. Rumores indicam que terá sistema elétrico de 900 volts e bateria com capacidade superior a 100 kWh. A autonomia será de 700 quilômetros no ciclo WLTP. Entre outras tecnologias, terá resfriamento a óleo para os motores elétricos e rodas traseiras esterçantes até 5 graus. Nas versões mais caras, o modelo deverá ter potência na casa dos 1.000 cv.
Toda produção será tocada na fábrica de Leipzig, na Alemanha, ao lado da nova geração do Macan. A China e os Estados Unidos são os principais alvos comerciais da Porsche. O interesse da marca no lançamento de mais um SUV não é à toa. Hoje, Cayenne e Macan são campeões de vendas e rendem generosas margens de lucro para a marca.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Os carros elétricos mais legais que devem chegar em 2025
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Carros elétricos mais buscados no Brasil: Porsche Taycan lidera ranking
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Impressões Porsche Macan EV: Elétrico sim, mas sem esquecer a tradição
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv