As tensões comerciais entre China, União Europeia (UE) e Estados Unidos (EUA) estão se acirrando. A China sinaliza a possível imposição de tarifas de até 25% sobre carros importados provenientes dessas regiões. A medida ocorre enquanto a UE se aproxima do prazo para anunciar sua decisão sobre possíveis tarifas contra veículos elétricos (VEs) chineses.
A Câmara de Comércio da China para a UE, citando informações "privilegiadas", alertou para impactos "significativos" nas relações com o bloco caso as tarifas sejam implementadas. Essa ação é vista como retaliação à investigação da UE sobre os subsídios chineses para VEs, que os EUA já contestaram com seu próprio pacote de tarifas de importação, atingindo 100% de imposto para carros elétricos 'Made in China'.
A investigação da UE sobre os subsídios chineses para VEs se tornou um grande ponto de discórdia. A China teme que a UE, assim como os EUA, possa impor novas tarifas sobre seus carros elétricos. A recente visita do Presidente Xi Jinping à Europa não conseguiu amenizar essas tensões, enquanto analistas acreditam que as ameaças da China provavelmente não deterão a UE, que visa conter os subsídios chineses e abordar as preocupações sobre a capacidade de produção.
A tarifa proposta de 25% afetaria principalmente as montadoras europeias e americanas que exportam carros com motores grandes para a China. Isso poderia impactar significativamente as vendas e a lucratividade dessas empresas no mercado chinês. Atualmente, a China cobra uma tarifa de 15% sobre carros de passeio importados, e um aumento para 25% representaria um ônus substancial.
A situação permanece incerta, com a expectativa de que a UE anuncie sua decisão sobre tarifas de VEs até o início de junho. Se a China cumprir sua ameaça e como a UE e os EUA responderão determinarão a trajetória futura das relações comerciais entre as grandes potências econômicas no cenário de transição energética.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Electric Days: Energy Source já trabalha com montadoras reparo de baterias
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Leapmotor desiste de produzir na Polônia e foca na Alemanha ou Eslováquia