Os carros elétricos de baixo custo da China estão mexendo com a indústria automotiva da Europa. Fabricantes europeus estão sentindo a força da BYD, maior fabricante de eletrificados do mundo, que planeja lançar seu hatchback de entrada Seagull (Dolphin Mini) no mercado europeu no próximo ano. Com preço estimado abaixo de 20.000 euros (R$ 111.000) mesmo após modificações para os padrões europeus, o Seagull supera os rivais elétricos existentes e ameaça seu domínio na era pós-motor a combustão.
Gaivota Perturba o Ninho Europeu
O BYD Seagull ostenta recursos como controle de cruzeiro e carregamento sem fio para telefone, geralmente vistos em veículos mais caros. Essa combinação de acessibilidade e funcionalidade está deixando os líderes da indústria nervosos. "Estamos observando de perto este modelo e outros vindos de fabricantes chineses de EVs", disse Martin Sander, chefe da divisão de EVs europeus da Ford. "Claro, ficamos nervosos quando novos concorrentes chegam ao mercado."
O Seagull (Dolphin Mini) é apenas o começo. A BYD planeja lançar um carro elétrico de 25.000 euros de última geração antes que o carro urbano chegue. Além disso, as duas fábricas europeias planejadas pela BYD ajudarão a compensar possíveis tarifas. Essa estratégia agressiva vem após o sucesso da BYD em mercados como México e Brasil, onde seu Dolphin Mini (semelhante ao Seagull) foi bem recebido, apesar da infraestrutura de carregamento limitada.
Desafio para Montadoras Europeias
O influxo de carros elétricos chineses acessíveis apresenta um desafio significativo para as montadoras europeias. O CEO da Tesla, Elon Musk, alertou anteriormente que as montadoras chinesas poderiam "demolir" concorrentes sem barreiras comerciais. Enquanto os EUA impuseram altas tarifas sobre EVs chineses, a situação da Europa é mais complexa.
As montadoras europeias dependem muito da China, o que as torna vulneráveis à retaliação. Além disso, o plano da Europa de eliminar os motores a combustão exige carros elétricos acessíveis para adoção em massa. A UE está considerando aumentar as barreiras contra EVs chineses, mas especialistas da indústria alertam contra o protecionismo. "As tarifas não devem ser usadas para proteger nossos principais fabricantes de uma competição significativa", disse Julia Poliscanova da Transport & Environment.
Resposta Europeia: Alianças e Inovação
As montadoras europeias estão explorando várias estratégias para conter a ameaça chinesa. A Renault está buscando parceiros para reduzir custos de produção, enquanto a Stellantis está lançando uma joint venture com a Leapmotor da China para acessar vantagens de custo e tecnologia. O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, enfatiza a ação rápida: "Não temos intenção de deixar essa faixa de preço aberta para nossos concorrentes chineses ... Não achamos que o protecionismo nos dará uma saída de longo prazo para essa competição."
As avaliações sugerem que o Seagull (Dolphin Mini) faz jus ao hype. A Caresoft Global, uma empresa de engenharia americana, elogiou a qualidade de construção do Seagull e suas técnicas inovadoras de economia de custos. "Todos na indústria deveriam estar falando sobre este carro", disse o presidente da Caresoft, Terry Woychowski. "Isso muda a definição de barato e simples ... Não parece nada disso."
Com a chegada do BYD Seagull, a indústria automotiva da Europa está à beira de uma grande transformação. Os próximos anos determinarão como os fabricantes europeus se adaptarão e competirão diante da revolução de veículos elétricos da China.
Fonte: Automotive News