Nissan Leaf: nova geração terá início de produção em março de 2025
Com forma de SUV, elétrico será fabricado no Reino Unido e terá bateria feita localmente
O Nissan Leaf ainda está à venda, de alguma forma. Não é um carro elétrico ruim, mas está incrivelmente ultrapassado, oferecendo carregamento rápido no ultrapassado padrão de tomada CHAdeMO e uma bateria resfriada a ar em um mundo resfriado a líquido. Mas como a marca Leaf é boa, a Nissan está finalmente preparando um substituto. Agora, uma fonte afirma que o próximo Nissan Leaf poderá entrar em produção já em março de 2025.
De acordo com a revista Autocar, a fábrica da Nissan em Sunderland, no Reino Unido, já está se preparando para produzir o novo modelo. O complexo passou por uma reforma de £ 2 bilhões (R$ 13,1 bilhões) para acomodar a nova geração do carro elétrico.
Atualmente, a fábrica de Sunderland produz os SUVs Nissan Juke e Qashqai com motor a combustão, apenas para a Europa, e afirma-se que os sucessores elétricos desses dois modelos também serão produzidos no mesmo local. As atualizações feitas no complexo incluem duas fábricas de baterias construídas nas proximidades para atender às necessidades de baterias do Leaf e de veículos futuros.
É interessante notar que a Nissan cancelou oficialmente a produção da geração atual do Leaf em sua fábrica no Reino Unido no início deste ano.
Certamente não é uma mudança sem desafios, disse o chefe regional de manufatura da Nissan UK, Alan Johnson, à Autocar. O futuro dessa fábrica foi incerto por anos devido ao Brexit, mas agora a Nissan parece comprometida com ela. A marca japonesa Honda fechou sua fábrica em Swindon após 35 anos de produção em 2021.
Agora, não está totalmente claro como isso afetará a oferta do Leaf no Brasil no futuro. Atualmente, o Leaf está disponível somente para assinatura e as unidades vinham importadas do Reino Unido. Mesmo com o fim da fabricação em Sunderland, o mercado nacional recebeu os últimos lotes, que foram direto para assinatura.
Enquanto trabalha no Leaf, a Nissan adiou os planos para um sedã elétrico, que seria fabricado nos EUA, já que o mercado de veículos elétricos está esfriando um pouco e, em vez disso, está se concentrando nos SUVs elétricos mais vendidos.
Ainda não temos certeza de qual será a forma exata da próxima geração do Leaf. A Nissan diz que ele se assemelhará muito ao conceito Chill-Out de 2021, o que significa que irá misturar a carroceria hatchback com um SUV.
Seja qual for o caso, a Autocar informa que a fábrica do Reino Unido iniciará os testes do Leaf 2025 em agosto próximo, antes da data oficial de venda, prevista para março de 2025. Isso significa que, com sorte, veremos a versão de produção do novo Nissan Leaf antes do final deste ano.
Essa é uma boa notícia para a Nissan, mesmo que não esteja claro se esse Leaf virá ao Brasil. Como eu disse no início, o Leaf é um carro agradável, mas bastante ultrapassado, que precisa urgentemente de uma atualização.
Se a Nissan conseguir melhorar a autonomia, a eficiência e a tecnologia desse Leaf, ele poderá ser um verdadeiro sucesso em sua nova geração. Embora estivesse bem caro no Brasil, custando R$ 298.490 quando ainda era vendido, tem um preço bem mais acessível em outros países - hoje, o hatch médio elétrico é oferecido somente para assinatura no mercado brasileiro.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan Leaf: assinatura se torna única opção para ter o elétrico no Brasil
BYD Han e Tang revelados com nova versão elétrica de 1.100 cv na China
Novo Nissan Leaf 2025: tudo o que sabemos
Mercedes-Benz: pintura solar para ampliar o alcance dos carros elétricos
Nissan Leaf: carro elétrico pioneiro tem produção encerrada na Europa
Prefeitura de SP sanciona lei para renovação da frota de ônibus
Nissan confirma 3 novos carros elétricos e localização de nova gigafábrica