A Audi está abraçando a transição para os veículos elétricos. Embora a marca alemã tenha revelado uma série de conceitos futuristas e formidáveis modelos de rally, isso também significa que muitos Audis "normais" passarão a usar propulsão elétrica.
É difícil encontrar um Audi mais "normal" do que o A6, talvez o sedã alemão médio mais clichê usado por executivos na Europa. E a próxima geração terá uma mudança no nome, com as numerações pares sendo adotadas somente por modelos elétricos. Será o caso do A6 E-Tron, que será construído na mesma plataforma do Macan elétrico da Porsche.
A Audi apresentou o A6 E-Tron em forma de conceito em 2021. Ele deve ser um sedã sportback de quatro portas, um pouco mais largo, mas com proporções semelhantes às do A6 atual.
A Audi enfatizou a aerodinâmica no design do A6 E-Tron. O conceito apresentou um impressionante coeficiente de arrasto de 0,22, colocando-o na faixa dos modelos da Tesla. A Audi conseguiu isso gerenciando o fluxo de ar com recursos com entradas de ar proeminentes e um spoiler traseiro, em vez de optar por uma carroceria totalmente oval.
Espera-se que o A6 de produção siga o exemplo dos E-Tron EVs anteriores da Audi, com um estilo relativamente conservador que se combina com a linha de motores a combustão da marca. Flagras mostraram faróis divididos que não estavam presentes no conceito, mas estão presentes no Macan EV. A grade deve ser parecida com a do crossover Q6 E-Tron. O conceito do A6 E-Tron também incluiu um sistema intricado de luzes em LED, embora não esteja claro o quanto disso chegará ao veículo de produção.
Assim como o Q6 E-Tron e o Porsche Macan EV, o A6 E-Tron será montado na nova plataforma Premium Performance Electric (PPE) da Porsche e da Audi. E ele deve contar com uma configuração de motor duplo e o famoso quattro AWD da Audi. O A6 E-Tron Concept tinha produziu 476 cv e 81,5 kgfm de torque. Para a versão de produção, deve ter um rendimento semelhante ao do Q6 E-Tron de motor duplo, que produz 428 cv (462 cv temporários usando o launch control). Os eventuais veículos S6 E-Tron e RS6 E-Tron - que podem já estar sendo testados - devem ser mais potentes.
A Audi disse que o Q6 E-Tron terá uma versão com tração traseira após o lançamento da versão AWD. A Audi provavelmente oferecerá isso com o A6 E-Tron, embora o A6 a combustão atual tenha AWD de série.
A nova plataforma PPE deve oferecer mais autonomia do que os veículos elétricos anteriores da Audi. A meta da fabricante para o conceito A6 E-Tron era de 700 km de alcance de acordo com o padrão WLTP, que seria confortavelmente superior aos 483 km nos testes do padrão EPA usado nos Estados Unidos. A Audi disse que o Q6 E-Tron, que deve ser menos eficiente por ser um SUV, deve oferecer mais de 483 km nos testes nos EUA.
O carregamento deve ser mais rápido com a arquitetura elétrica de 800V da plataforma PPE. O Q6 E-Tron pode carregar de 10 a 80% em 21 minutos com carga de 270 kW em um carregador rápido de CC. Os números do A6 E-Tron devem ser semelhantes.
Sim. Em 2022, a Audi revelou um conceito A6 Avant E-Tron que se parecia com o A6 E-Tron da coluna C para frente, mas com uma traseira semelhante a uma perua. A Audi está testando um veículo que se parecia exatamente com esse. De acordo com a Autocar, a Audi está planejando uma RS6 Avant E-Tron de mais de 600 cv como contrapartida ao lendário modelo a combustão.
A Audi ainda não anunciou nenhuma informação sobre o preço do A6 E-Tron. Deve ser mais caro do que o A6 a combustão, que começa em US$ 58.100 (R$ 300.975). No Brasil, o A6 só é vendido na forma do RS6 Avant, por R$ 1.249.990.
Os veículos da plataforma PPE do Grupo Volkswagen sofreram atrasos devido a problemas de software, o que explica o intervalo maior do que o normal entre os carros-conceito e os de produção. No entanto, a Audi apresentou o Q6 E-Tron em março. A maior parte das especulações tem sido de que a Audi revelará o A6 E-Tron no 3º trimestre de 2024, com o carro chegando às lojas na Europa no final do ano ou no início de 2025.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Impressões Audi Q6 e-tron: trunfo para iniciar nova era de carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Audi A2 E-tron: o restomod perfeito para o futuro elétrico
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Novo Audi A3 híbrido plug-in: 143 km de alcance elétrico e recarga rápida
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Audi confirma: novo Q6 e-tron Sportback estará no Salão de Paris