As montadoras tradicionais, os analistas e os CEOs mais relevantes vêm alertando sobre a ameaça dos veículos elétricos fabricados na China há algum tempo. Mais especificamente, tanto os Estados Unidos quanto a União Europeia planejam aumentar os impostos de importação sobre os veículos elétricos chineses, o que pode afetar até mesmo o Tesla Model 3 americano.
Embora todos pareçam estar falando sobre esses veículos elétricos e as empresas por trás deles, nunca os vimos na lista dos 10 mais vendidos do mundo. Até agora, é claro.
No primeiro trimestre de 2024, o Grupo Geely - conhecido formalmente como Zhejiang Geely Holding Group - vendeu 730.000 veículos em todo o mundo, tornando-se a primeira montadora chinesa a entrar na lista dos 10 mais vendidos no mundo no período de janeiro a março, de acordo com o Nikkei Asia.
A Geely, proprietária de vários nomes consagrados, como Volvo e Lotus, bem como de outras marcas próprias, como Polestar e Zeekr, ultrapassou o Mercedes-Benz Group e o BMW Group da Alemanha para garantir o 10º lugar na lista, com seu volume de vendas aumentando 27% em relação ao ano anterior. No primeiro trimestre do ano passado, a Geely estava em 12º lugar globalmente.
A Toyota Motor liderou a tabela de vendas globais no primeiro trimestre de 2024, vendendo 2,52 milhões de veículos (queda de 5% em relação ao ano anterior), seguida pelo Grupo Volkswagen, com 2,1 milhões de carros (aumento de 3%) e pelo Grupo Hyundai Motor, com 1,76 milhão de veículos (queda de 2%).
Outras empresas chinesas também estão se recuperando. Embora o primeiro trimestre tenha incluído o feriado prolongado do Ano Novo Lunar, o que geralmente significa que as lojas estão fechadas e as vendas mais lentas, a BYD, a Changan Automobile, a Chery Automobile e a SAIC Motor garantiram um lugar no gráfico de vendas global dos 20 maiores. Juntas, as cinco empresas chinesas viram seu volume de vendas combinado aumentar mais de 20% em relação ao ano anterior, enquanto o crescimento geral das vendas das 20 principais montadoras foi de apenas 2%.
O Lotus Eletre (acima à esquerda), o Volvo EX30 (acima à direita) e o Polestar 2 (abaixo) são todos fabricados por empresas de propriedade da Geely.
A Volvo, que faz parte do Grupo Geely, teve um aumento de 12% em suas vendas, enquanto a BYD registrou um aumento de 13%. O principal fator para esses números foram as exportações, escreveu o Nikkei Asia, colocando mais lenha na fogueira que foi anunciada pelo Ocidente como "a ameaça dos veículos elétricos chineses". A Geely viu suas vendas no exterior aumentarem em 43% no primeiro trimestre, enquanto a BYD registrou um aumento maciço de 150%.
Em todo o ano de 2023, a China exportou 1,2 milhão dos chamados veículos de energia nova (híbridos, híbridos plug-in e veículos elétricos completos), um aumento de 78% em relação ao ano anterior. Enquanto isso, os especialistas estimam que a China verá suas exportações de veículos movidos a bateria aumentarem para 3,5 milhões no próximo ano.
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