A BYD, gigante chinesa do setor automotivo, acaba de apresentar sua mais avançada tecnologia para carros híbridos plug-in (PHEV): a DM-i de 5ª geração. O lançamento, que aconteceu nesta terça-feira (28) em Xian, na China, vem acompanhado da estreia de dois novos modelos equipados com o sistema: o Qin L DM-i e o Seal 06 DM-i.
Mas o que torna essa tecnologia tão especial? A BYD alcançou nada menos que três recordes mundiais: o motor a combustão mais eficiente termicamente (46,06%), o menor consumo de combustível (2,9 litros por 100 km - 34,4 km/l) e a maior autonomia combinada, chegando a impressionantes 2.100 km.
A sigla DM significa "Dual Mode" (Modo Duplo) e o sistema estreou originalmente em 2008 com o F3DM. A escolha de Xian para sediar o lançamento da 5ª geração é uma homenagem a esse pioneiro, já que o modelo F3DM foi produzido justamente nessa fábrica.
O que há de novo na DM de 5ª geração? O cerne do sistema é um motor a gasolina 1.5 litro atualizado. Graças a avanços tecnológicos, ele alcança a inédita eficiência térmica de 46,06%, a mais alta do mundo segundo a BYD. Essa conquista é resultado de uma união de tecnologias como uma taxa de compressão altíssima (16:1), dutos de ar otimizados, sistema de combustão inteligente e lubrificação variável, entre outros aprimoramentos.
Para a parte elétrica, a BYD oferece duas opções de baterias Blade. A primeira tem capacidade de 10,08 kWh, enquanto a segunda oferece 15,87 kWh. O sistema elétrico híbrido (EHS) também foi aprimorado, atingindo agora uma eficiência de 92% em funcionamento geral, um aumento de 5% em relação à geração anterior.
Além da eficiência, a nova bateria Blade também impressiona pela densidade energética, que cresceu 15,5% para 115 Wh/kg. A taxa de descarga subiu 33% para 16C, e a taxa de recarga aumentou 20,3% para 5C. A BYD ressalta ainda a segurança e a uniformidade de temperatura da bateria.
Falando em recarga, a DM de 5ª geração oferece carregamento AC de 6,6 kW, o dobro da potência anterior, reduzindo o tempo de carregamento em 60%. Já o carregamento DC de 30% a 80% da bateria leva apenas 21 minutos. E se você precisa de energia extra para equipamentos externos, a função V2L (Vehicle to Load) agora suporta até 6 kW, contra 3,3 kW da geração anterior.
A chegada da DM de 5ª geração é um grande salto para o mercado de carros híbridos plug-in. Com recordes de eficiência, autonomia e tempos de carregamento reduzidos, a BYD se fortalece com mais argumentos para ampliar sua presença no mercado.
Ainda não foram revelados os detalhes do cronograma de implementação da tecnologia, mas acredita-se que ela será aplicada aos novos modelos à medida em que a BYD atualiza o seu portfólio de híbridos plug-in, a exemplos dos modelos Seal 06 DM-i e Qin L DM-i.
Navio da BYD desembarca King e Song Pro em Suape
Enquanto isso, a BYD prepara uma verdadeira ofensiva em sua linha de produtos no Brasil com a confirmação de três lançamentos de modelos híbridos plug-in por aqui neste ano: o sedã médio BYD King, o SUV Song Pro e a picape Shark.
Fonte: Autohome
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Nova bateria de sódio para carros elétricos funciona a -40 graus
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia