Depois de várias imagens e teasers, chegou o dia do lançamento oficial. Em Frankfurt (Alemanha), a Jeep mostrou novo Wagoneer S. Trata-se de um projeto desafiador, ambicioso e interessante: será elétrico, terá tração nas quatro rodas, 600 cv de potência e mais de 81,6 kgfm de torque. Então, vamos ver o que essa nova geração tem a oferecer, fruto de um projeto histórico para a empresa nascida em Toledo, Ohio, que começou em 1963 com o Grand Wagoneer.

Jeep Wagoneer S, o exterior

Durante o lançamento oficial, o Wagoneer S foi muito analisado em relação ao estilo, às proporções e à tecnologia - aos quais voltaremos mais adiante neste artigo -, mas não em relação às dimensões, que, de qualquer forma, deveriam ser menores - em termos de comprimento - do que a geração anterior.

À primeira vista, chama a atenção a interpretação da grade de sete fendas, iluminada de uma forma que enfatiza o estilo e a aparência, considerando como a entrada de ar é bem canalizada na área inferior do para-choque, já que - e é aqui que entra a confirmação técnica - o Wagoneer S será elétrico. Portanto, o resfriamento não passa mais pelo motor, mas pela bateria.

Jeep Wagoneer S

Os faróis finos e o capô plano alternam elementos marcantes e imponentes em termos de proporções com maior elegância. E isso também é dado pelas linhas limpas dos flancos, pelos arcos de roda largos, mas não contrastantes, e por uma área superior com uma linha de perfil que começa na coluna A e flui em uma única solução de continuidade - também cromática - na área traseira.

É a área traseira que, por outro lado, é mais pronunciada, mais áspera e mais impactante. E isso se deve principalmente ao grande spoiler que quebra o fluxo muito mais longe do que o vidro traseiro. Há também o painel exclusivo para os faróis traseiros, "descansando" em cima de um porta-malas imponente.

Jeep Wagoneer S
Jeep Wagoneer S

Jeep Wagoneer S, o interior

Em termos de interior, o novo Wagoneer S se concentrará principalmente em uma abordagem tecnológica, considerando a quantidade de telas e seu tamanho. Basta pensar na presença de uma tela para os passageiros do banco da frente para destacar a mudança de abordagem. 

No entanto, também haverá botões físicos no centro do console central, com uma estrutura em forma de asa de gaivota. O rotor, no entanto, terá uma função bem definida - simplesmente tração - e, além disso, um botão de alternância permitirá que você escolha entre os vários modos de direção disponíveis - Sand, Snow, Eco, Auto, Sport.

Jeep Wagoneer S

A tela central tem 12,3 polegadas e é integrada, assim como a tela inferior para gerenciar o ar-condicionado. 

A versão Launch Edition contará com um conjunto completo de luzes em LED personalizáveis com configurações dia/noite, bem como iluminação ambiente ativa e direta com 64 cores selecionáveis.

Jeep Wagoneer S

Jeep Wagoneer S, a mecânica

Claramente, no entanto, é o lado técnico que está no centro da questão: sim, porque, como já anunciado e relatado há algum tempo, o Wagoneer S será somente elétrico e promete ser o mais rápido já feito pela marca.

Os números absolutos e, consequentemente, uma ficha técnicas não foram definidos. O que é certo, no entanto, é que a plataforma usada é a STLA Large, ela terá tração nas quatro rodas como padrão e a motorização elétrica 3 em 1 foi projetado de forma independente pela Stellantis. Na verdade, o EDM permite a integração de motor elétrico, eletrônica de potência e transmissão.

Jeep Wagoneer S

Como mencionado, haverá, portanto, dois motores que atuarão de forma independente nos dois eixos e cuja distribuição do torque de acionamento longitudinal será controlada pelo sistema de gerenciamento, dependendo também da escolha do modo de condução. A potência declarada é de 600 cv, enquanto o torque é de 81,6 kgfm.

Os números oficiais também afirmam que  a aceleração de 0 a 100 km/h leva 3,4 segundos, enquanto a autonomia será de mais de 300 milhas, ou seja, 482 km, de acordo com o ciclo de homologação EPA, que é mais preciso quando comparado ao ciclo europeu WLTP.

Jeep Wagoneer S

O conjunto de baterias será de 100 kWh a 400 volts. Não sabemos a química das baterias até o momento, mas provavelmente estamos usando NMCs, Níquel Manganês Cobalto.

As capacidades de recarga também não foram definidas, exceto pelo fato de que uma carga de 5 a 80% levará 28 minutos. Esse valor depende de diversas variáveis, portanto deve ser considerado como uma ideia básica.

Em termos de segurança, o Wagoneer S oferece uma combinação de mais de 170 dispositivos de segurança e proteção de série. Em termos de tecnologia, vale ressaltar que a Launch Edition inclui assistente ativo de condução, assistente de colisão em cruzamento, detecção de cansaço, reconhecimento de placas de trânsito e câmera 360°.  Além disso, está pronto para ter condução autônoma, que será ativada via atualização online no futuro.

Jeep Wagoneer S, preços e disponibilidade

Os preços do Jeep Wagoneer S ainda não foram divulgados. O que sabemos é que, por enquanto, esse modelo verá a luz do dia nos Estados Unidos e no Canadá no final de 2024. Ainda não está confirmado para o Brasil, mas seria uma boa opção para atrair quem quer sair do Grand Cherokee 4xe para um Jeep mais luxuoso.

Galeria: Jeep Wagoneer S 2024