GWM anuncia fechamento de sede na Europa; entenda os motivos
Sede em Munique será fechada em 31 de agosto, mas as vendas de automóveis seguirão normalmente
Da China para a Europa e vice-versa. Enquanto várias marcas chinesas pretendem abrir suas portas no Velho Continente, a GWM (Great Wall Motor) anunciou que fechará em breve sua sede europeia em Munique, destacando que a decisão veio após avaliações das "difíceis condições de mercado para veículos elétricos" e da "ameaça de impostos europeus sobre modelos chineses".
De acordo com um porta-voz da Great Wall à Automotive News Europe, o fechamento entrará em vigor em 31 de agosto e resultará na perda de 100 empregos.
Tempo para reorganização
É preciso dizer que esse não é um verdadeiro adeus ao Velho Continente. Na verdade, a empresa chinesa continuará a vender nos vários mercados europeus, inclusive na Alemanha e no Reino Unido, mas supervisionará as operações a partir da China.
Em essência, a mudança é mais organizacional e não afetará a rede de distribuição do modelo. A Great Wall Motor abriu seu escritório em Munique em 2021, com funções que abrangem liderança, vendas e gerenciamento. Inicialmente, a marca chinesa havia planejado atingir 300 funcionários até 2022.
Galeria: Ora Funky Cat (2023)
No entanto, 2024 continua sendo promissor
Em termos de vendas, a Great Wall entregou 1.621 veículos na Europa nos primeiros quatro meses de 2024, um aumento de 147% em relação ao ano anterior (de acordo com dados fornecidos pelos pesquisadores de mercado Dataforce).
O modelo mais vendido foi o Ora 03 (também conhecido como 'Funky Cat'), com 1.149 unidades, com o Way 05 em segundo lugar. Nos próximos meses, a marca lançará o sedã elétrico de médio porte Ora 07, que estreará na Alemanha e no Reino Unido.
Os outros mercados europeus da GWM incluem a Irlanda, os países bálticos e a Bulgária. Os mercados europeus agora serão gerenciados por distribuidores locais, dirigidos pela Great Wall Motor da China.
Galeria: Great Wall Ora Good Cat
Fonte: Automotive News Europe
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Descoberta de lítio na China: 30 milhões de toneladas de novas reservas
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025
Crise da Volkswagen: fábricas alemãs na mira de montadoras chinesas
Eletrificados avançam 20% na 1ª quinzena no Brasil: veja os mais vendidos
BYD mantém cronograma para iniciar produção em Camaçari em 2025