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Em pré-venda no Brasil, Seres M7 tem donos protestando em concessionárias

Chineses estão irritados com prazos de entrega e atualização muito rápida do SUV elétrico desenvolvido com a Huawei

Aito Seres M7 Ultra (1)

Proprietários do SUV elétrico Aito M7, da parceria entre Seres e Huawei, realizaram um protesto recente em uma concessionária de Wuhan (China). O principal motivo de insatisfação é a combinação de longos prazos de entrega, atendimento pós-venda deficiente e atualizações do modelo em um curto período de tempo.

Os manifestantes, que se denominam como "180.000 ignorados", expuseram faixas reclamando da falta de canais para buscar soluções. Vale lembrar que a Seres é responsável pela fabricação do carro, enquanto a Huawei fornece componentes e software, além de vender o Aito M7 em suas lojas próprias. A marca Aito também possui rede de concessionárias independente na China.

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A linha da marca é composta por três SUVs: M5, M7 e M9, sendo o M7 o campeão de vendas. Lançado em julho de 2022 na China, o modelo só ganhou grande popularidade após a atualização de setembro de 2023, que trouxe um corte de 40.000 yuans (cerca de R$ 33.000) no preço inicial. Com isso, o Aito M7 se tornou um dos carros chineses mais vendidos, com mais de 69.500 unidades comercializadas no primeiro trimestre de 2024. A versão atualizada chegou ao mercado em 1º de junho de 2024.

O M7 é um SUV médio-grande derivado da plataforma do Dongfeng iX7 a combustão, modificada pela Seres e Huawei. Ele tem 5.020 mm de comprimento, 1.945 mm de largura, 1.760 mm de altura e 2.820 mm de entre-eixos, oferecendo configurações de cinco ou seis lugares.

Galeria: Seres 7 (Aito M7)

Trata-se de um SUV elétrico com extensor de alcance (EREV) com motor a gasolina 1.5 litro e motor elétrico de 200 kW (272 cv) na versão traseira. A variante AWD possui dois motores elétricos combinando 330 kW (443 cv) de potência. O preço do M7 varia entre 249.800 e 329.800 yuans (de R$ 181.000 a R$ 240.000).

O estopim do protesto foi a rápida desvalorização sentida pelos proprietários do modelo anterior à atualização. De acordo com relatos nas redes sociais chinesas, alguns esperaram 100 dias (14 semanas) pela entrega do carro novo e, apenas 60 dias depois, a versão facelift foi lançada.

Outro ponto de insatisfação diz respeito ao pós-venda. Uma das faixas exibia a frase "Você vai se arrepender depois de comprar", sem especificar os problemas encontrados. Vale destacar que a concessionária não tentou impedir o protesto e, pelo contrário, ofereceu água e guarda-chuvas aos manifestantes.

seres M7

No Brasil

Do outro lado, aqui no Brasil, o Aito M7 foi apresentado como Seres M7 e já está disponível em pré-venda. No final do ano passado, a Seres anunciou que o SUV elétrico estaria à venda regularmente em abril, mas até o momento o modelo continua com a opção de reserva e sem preço oficial no configurador. 

Fonte: CarNewsChina