A União Europeia (UE) anunciou tarifas adicionais de importação de até 38,1% sobre veículos elétricos chineses a partir do próximo mês. Essa decisão vem menos de um mês após os Estados Unidos quadruplicarem as taxas para EVs chineses para mais até 100%.
A Comissão Europeia justifica a medida alegando subsídios excessivos concedidos pela China às fabricantes de carros elétricos, o que prejudicaria as montadoras europeias. A Comissão afirma ter entrado em contato com as autoridades chinesas para discutir esses subsídios e buscar soluções, mas optou por aplicar tarifas provisórias enquanto as negociações continuam.
Naturalmente, estamos distante dessa briga entre UE e China. No entanto, a decisão da UE pode afetar a dinâmica do mercado global de carros elétricos e ter consequências indiretas para o Brasil.
Por exemplo, se os carros elétricos chineses ficarem mais caros na Europa, as fabricantes chinesas podem focar em outros mercados, como o Brasil, para compensar as perdas. Isso poderia levar a uma maior oferta de carros elétricos chineses no Brasil e, potencialmente, a preços mais competitivos.
A Comissão Europeia definiu tarifas diferenciadas para cada fabricante, dependendo do nível de cooperação com a investigação sobre subsídios. Veja a lista:
É importante destacar que essas são tarifas provisórias e podem ser alteradas após o término da investigação, com um novo acordo entre as partes.
A decisão da UE pode desencadear uma guerra comercial entre a Europa e a China. A China já criticou a investigação e pode retaliar com tarifas sobre produtos europeus. Isso poderia afetar o comércio global e aumentar a incerteza no mercado automotivo.
Também é importante observar que a medida da UE pode atrasar a adoção de veículos elétricos na Europa. As tarifas tornam os carros elétricos chineses mais caros, o que pode afastar os consumidores, deixando o peso da responsabilidade com as montadoras locais, mais atrasadas na eletrificação. Isso poderia prejudicar os esforços da Europa para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Electric Days: Energy Source já trabalha com montadoras reparo de baterias
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Leapmotor desiste de produzir na Polônia e foca na Alemanha ou Eslováquia