Na Europa, os veículos elétricos fabricados na China são comuns, mesmo que não pareça à primeira vista. No ano passado, dos cerca de 300.000 VEs vendidos na União Europeia, 19,5% foram fabricados na China, e esse número só tende a aumentar, de acordo com um artigo publicado pela Transport and Environment, uma ONG que se autodenomina "o principal grupo de campanha de transporte limpo da Europa".

O documento prevê que os VEs fabricados na China serão responsáveis por 25% da participação no mercado de VEs na UE este ano, se a trajetória do ano passado continuar. Isso inclui modelos da Tesla e da Dacia (que pertence à Renault), mas também de empresas chinesas como a BYD.

Dacia Spring (2024)

No ano passado, o maior importador de carros elétricos fabricados na China na UE foi a Tesla (28%), seguida pela Dacia (20%). No entanto, a taxa na qual as montadoras chinesas estão aumentando as exportações para a UE aumentou rapidamente de apenas 0,4% do mercado de EV em 2019 para 7,9% em 2019, de acordo com a T&E.

Esse número está prestes a aumentar ainda mais, com a ONG prevendo que marcas nacionais como BYD, MG (que costumava ser britânica), NIO e outras poderiam atingir 20% do mercado de veículos elétricos até 2027, o que seria um aumento enorme em comparação com 2019.

Novo Tesla Model 3 (2023)

Normalmente, os veículos elétricos fabricados na China são um pouco mais baratos do que seus concorrentes feitos na Europa, o que é bom para os clientes. No entanto, comprar muitos carros fabricados no exterior significa que os recursos sairão da Europa, financiando o desenvolvimento de veículos elétricos na China. No longo prazo, essa é uma estratégia fracassada, que afeta a inovação e força os trabalhadores do setor de veículos elétricos a trabalhar por menos dinheiro, encontrar outros empregos ou até mesmo se mudar.

Dito isso, o T&E oferece algumas soluções para esses problemas, sendo a maior delas o aumento das tarifas de importação. Atualmente, a UE tem uma tarifa de importação de 10% para VEs fabricados na China, mas a ONG acredita que aumentar esse número para 25% só teria efeitos positivos a longo prazo. Uma opção semelhante, porém mais rigorosa, está sendo discutida nos Estados Unidos. 

O aumento da tarifa tornaria os veículos elétricos chineses de médio porte mais caros do que seus concorrentes fabricados na UE, enquanto os SUVs compactos e os carros maiores permaneceriam um pouco mais baratos, argumenta a T&E. Os aumentos de preços resultantes do aumento da tarifa gerariam entre 3 e 6 bilhões de euros em receita adicional para o orçamento da UE, que deveriam ser reinvestidos na expansão das cadeias de suprimentos locais de tecnologia limpa, disse a ONG.

A tarifa de importação de células de bateria também deveria ser aumentada, já que atualmente é de apenas 1,3% na UE, a mais baixa em comparação com a China (que cobra 10% pelas células fabricadas na UE) e os Estados Unidos (10,9% pelas células fabricadas na China).

BYD SEAL

O sedã elétrico BYD Seal é um concorrente direto do Tesla Model 3. Ambos são importados da China para a Europa.

Algumas das principais montadoras chinesas, como a BYD e a CATL, já estão pensando no futuro e planejam construir fábricas na UE, o que contornaria o aumento das tarifas e ofereceria oportunidades de emprego aos trabalhadores locais, e outras empresas poderiam seguir o exemplo se o bloco decidir aumentar as taxas de importação.

A ONG menciona em seu documento que, mesmo com tarifas mais altas, os governos não devem ter como objetivo proteger as montadoras tradicionais da concorrência significativa, mas sim localizar as cadeias de suprimento de veículos elétricos na Europa e acelerar o impulso dos veículos elétricos criando uma estrutura regulatória sólida, com o objetivo final de oferecer uma oferta mais ampla e acessível de veículos elétricos fabricados na UE.