Marrocos será base de produção de baterias para carros elétricos na Europa
País africano recebe investimento da China para criar uma cadeia de suprimentos
![Marrocos será base de produção de baterias para carros elétricos na Europa Gigafábrica de baterias da Volkswagen em Salzgitter](https://cdn.motor1.com/images/mgl/AkkLON/s6/foto---la-gigafactory-volkswagen-per-batterie-a-salzgitter.jpg)
![Marrocos será base de produção de baterias para carros elétricos na Europa Gigafábrica de baterias da Volkswagen em Salzgitter](https://cdn.motor1.com/images/mgl/AkkLON/s6/foto---la-gigafactory-volkswagen-per-batterie-a-salzgitter.webp)
Europa enfrenta um problema: precisa de baterias para veículos elétricos, mas ainda não tem uma indústria forte para fabricá-las. A China, por outro lado, domina esse mercado. Para resolver a situação, a Europa pode depender de um lugar inesperado: o Marrocos.
Esse é o cenário descrito por Sebastian Wolf, diretor de operações da unidade de baterias do Grupo Volkswagen. "Não temos nenhuma cadeia de fornecimento [de baterias]. Isso precisa ser criado", afirmou Wolf.
Gigafábrica de baterias da Volkswagen em Salzgitter
A solução encontrada? Construir essa cadeia de fornecimento no Marrocos. O país africano tem uma grande vantagem: é rico em fosfato, um mineral essencial para a produção de baterias de lítio ferro fosfato (LFP), que estão se tornando cada vez mais populares devido ao seu baixo custo e alta eficiência.
Além disso, o Marrocos tem uma localização privilegiada: fica pertinho da Europa e conta com acordos comerciais vantajosos com os Estados Unidos. Isso facilita o transporte das baterias para o continente europeu e para o mercado americano.
A China, líder mundial em baterias, já está se movimentando para aproveitar esse potencial. No ano passado, uma empresa chinesa de componentes de bateria se uniu a um fundo de investimento africano para construir uma fábrica de materiais para baterias no Marrocos. A previsão é que a produção comece em 2025.
Essa situação mostra que a dependência da Europa em relação à China no segmento de carros elétricos deve continuar por um tempo. Enquanto a Europa corre atrás para desenvolver sua própria indústria, a China já está construindo a cadeia de fornecimento para o Velho Continente em um país africano.
Fonte: Reuters
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 08:01 Novo Mini Aceman será lançado no Brasil em breve: ameaça ao Volvo EX30
- 10:01 Mini John Cooper Works elétrico é flagrado pela primeira vez
- 09:01 Carros eletrificados plug-in devem atingir 10 milhões de vendas em 2024
- 08:01 Brasileiros abraçam carros elétricos contra mudanças do clima, diz Datafolha
- 15:09 Novo Mini Cooper SE elétrico será lançado no Brasil até o final de 2024
- 13:45 Novo Peugeot e-2008 confirmado no Brasil: mais potência e autonomia
- 12:33 Carros elétricos mais vendidos no Brasil no 1º semestre de 2024
- 10:36 BYD Dolphin Mini: versão de 5 lugares já tem preço definido no Brasil
Sobre este artigo
Categoria |