Marrocos será base de produção de baterias para carros elétricos na Europa

País africano recebe investimento da China para criar uma cadeia de suprimentos

Gigafábrica de baterias da Volkswagen em Salzgitter Gigafábrica de baterias da Volkswagen em Salzgitter

Europa enfrenta um problema: precisa de baterias para veículos elétricos, mas ainda não tem uma indústria forte para fabricá-las. A China, por outro lado, domina esse mercado. Para resolver a situação, a Europa pode depender de um lugar inesperado: o Marrocos.

Esse é o cenário descrito por Sebastian Wolf, diretor de operações da unidade de baterias do Grupo Volkswagen. "Não temos nenhuma cadeia de fornecimento [de baterias]. Isso precisa ser criado", afirmou Wolf. 

Gigafábrica de baterias da Volkswagen em Salzgitter

A solução encontrada? Construir essa cadeia de fornecimento no Marrocos. O país africano tem uma grande vantagem: é rico em fosfato, um mineral essencial para a produção de baterias de lítio ferro fosfato (LFP), que estão se tornando cada vez mais populares devido ao seu baixo custo e alta eficiência.

Além disso, o Marrocos tem uma localização privilegiada: fica pertinho da Europa e conta com acordos comerciais vantajosos com os Estados Unidos. Isso facilita o transporte das baterias para o continente europeu e para o mercado americano. 

A China, líder mundial em baterias, já está se movimentando para aproveitar esse potencial. No ano passado, uma empresa chinesa de componentes de bateria se uniu a um fundo de investimento africano para construir uma fábrica de materiais para baterias no Marrocos. A previsão é que a produção comece em 2025.

Essa situação mostra que a dependência da Europa em relação à China no segmento de carros elétricos deve continuar por um tempo. Enquanto a Europa corre atrás para desenvolver sua própria indústria, a China já está construindo a cadeia de fornecimento para o Velho Continente em um país africano.

Fonte: Reuters

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