O Egito parece ter toda a intenção de conquistar um papel estratégico para si mesmo no setor de mobilidade elétrica. E, para atingir seus objetivos, decidiu se aliar à China. Uma subsidiária do grupo de investimentos egípcio GV Investments, de fato, firmou um acordo com o FAW Group para iniciar a produção de um carro elétrico no país do norte da África.
O carro em questão, que deverá ser um compacto, verá a luz do dia no primeiro trimestre de 2025. Trata-se de um carro baseado no Bestune E05, o carro da FAW que é usado principalmente como táxi. O carro, que tem um comprimento de 4,45 metros, é vendido por cerca de 15.000 euros (R$ 84.000) na China.
A GV Investments, por meio de seu presidente Sherif Hamouda, informou que o carro, produzido a partir do próximo ano, será apenas o primeiro passo em direção a uma linha mais ampla de veículos. A intenção, de fato, é expandir a oferta até o final da década.
A empresa divulgou que pretende produzir carros elétricos com um modelo de negócios segundo o qual 65% dos componentes virão de uma cadeia de suprimentos local e que os carros, depois de prontos, serão vendidos no mercado doméstico, mas também em outros países do Oriente Médio, África, América do Sul e Europa.
A operação exige um investimento de cerca de 20 milhões de euros para as instalações industriais e faz parte do plano de relançamento do setor de transporte local. Uma tarefa bastante árdua quando se considera que o Egito, com mais de 100 milhões de habitantes, tem apenas alguns milhares de carros elétricos circulando em suas ruas.
A FAW (que ainda está se remoendo com o acordo do supercarro a ser produzido na Motor Valley, na Itália) não é a única fabricante de automóveis interessada em iniciar a produção no Egito. A GM também está negociando com a estatal El Nasr Automotive Manufacturing para abrir uma fábrica local e começar a vender marcas como a Cadillac por meio de canais oficiais.
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