A BMW está desenvolvendo uma arquitetura de veículo completamente nova, projetada principalmente para veículos elétricos a bateria. Ela é chamada de Neue Klasse. Até agora, sabemos que ela será a base do Série 3 e do X3 totalmente elétricos, mas uma nova apuração diz que ela também pode ser usada em veículos elétricos ainda menores.

A Autocar diz que a BMW já está trabalhando pesado no desenvolvimento de dois modelos compactos separados que serão conhecidos como i1 e i2. Ambos servirão como sucessores espirituais do i3, o carro da BMW pensando desde o início como um elétrico. Embora possa ter parecido um pouco desajeitado, ele chegou a ser o segundo veículo elétrico mais vendido do mundo, depois do Nissan Leaf. 

Quando a BMW aposentou o i3 em julho de 2022, ele já estava em produção há quase 9 anos e mais de 250.000 veículos haviam sido entregues em todo o mundo. Hoje, a BMW vende o iX1 e o iX2 como suas menores opções elétricas. Ainda assim, ambos são veículos de combustão adaptados, portanto não são nem de longe tão legais quanto o i3, com seu formato quadrado e estrutura leve de polímero plástico reforçado com carbono.

O novo i1, que deve ser lançado em 2027, será um hatchback elétrico, o equivalente elétrico do atual BMW Série 1. O crossover i2, mais alto, virá um ano depois, e a apuração da fonte diz que ele estará disponível em duas versões: um estilo de carroceria mais prático e mais quadrado e um modelo semelhante a um cupê, similar ao iX2 atual.

Galeria: BMW Vision Neue Klasse X

Assim como a Kia, que tem duas versões de sua plataforma de EV sob medida, a BMW também desenvolveu duas versões da plataforma Neue Klasse: a NAx, com tração traseira, será usada em todos os modelos a partir da Série 3, enquanto a NBx será a base dos modelos menores com tração dianteira. Ambas as versões da plataforma terão a opção de tração integral com motor duplo em variantes de modelos mais potentes.

O primeiro BMW baseado na Neue Klasse será lançado no próximo ano. Ele será a versão de produção do conceito Vision Neue Klasse X (foto), um substituto direto do atual iX3. Em seguida, virá um sedã do tamanho do Série 3, previsto pelo conceito Vision Neue Klasse, que deverá ser apresentado logo depois e provavelmente entrará em produção no início de 2026.

A BMW vê a introdução do Neue Klasse como uma reinvenção de si mesma. Todos os veículos Neue Klasse apresentarão a mesma linguagem de design que já vimos nos dois conceitos e terão interiores minimalistas feitos com materiais mais sustentáveis do que os usados atualmente pelo fabricante. Eles terão ainda menos controles físicos do que os modelos minimalistas atuais e concentrarão mais funções na grande tela central sensível ao toque que executa uma versão de última geração do iDrive.

Esses novos modelos sairão da linha de produção na fábrica da BMW em Debrecen, Hungria. Eles contarão com baterias com densidade de energia 20% melhor (graças às novas células de bateria redondas de sexta geração), carregarão 30% mais rápido e terão 30% mais alcance do que os EVs vendidos atualmente. A Neue Klasse suportará EVs de 800 volts, mas as opções menores, como o i1 e o i2, podem ser reduzidas para 400 volts, de forma semelhante ao que a Kia está fazendo com todos os modelos abaixo do EV6.