Shenyang, a vibrante metrópole de sete milhões de habitantes no nordeste da China, celebra a conquista da BMW Brilliance Automotive (BBA). A fábrica da joint venture, localizada no distrito de Dadong, acaba de produzir seu carro número seis milhões, uma unidade do BMW i5 na cor Frozen Pure Grey. 

O veículo de número cinco milhões só foi comemorado na China em fevereiro de 2023. Depois de apenas 15 meses, um novo marco de produção já pode ser comemorado. Um milhão de carros em 15 meses - isso é uma média de mais de 15.000 carros por semana. Isso é quase a mesma à capacidade da fábrica da Tesla em Xangai, que é estimada em cerca de 950.000 unidades por ano, ou seja, cerca de 18.000 carros por semana. 

Franz Decker, chefe da BBA, em traje tradicional da Baviera na comemoração do sexto milionésimo carro produzido pela joint venture

O CEO da BBA, Franz Decker, compareceu à comemoração do aniversário em Shenyang usando trajes tradicionais da Baviera

A unidade BMW i5 que celebra o marco foi submetida a rigorosos controles de qualidade. Um sistema de inspeção automática de superfície (AOI) é usado na oficina de pintura. Isso envolve tirar mais de 100.000 fotos de cada carro individualmente. Em seguida, a inteligência artificial identifica impurezas, fibras, arranhões e outros defeitos menores na pintura. As anomalias são marcadas a laser e depois reparadas.

Paralelamente à alta produção de veículos, a BBA já está se preparando para a produção do Neue Klasse. A fábrica em Shenyang está preparada para produzir os primeiros veículos baseados na nova plataforma a partir de 2026. Isso torna a fábrica chinesa um dos quatro locais em todo o mundo que produzirão o Neue Klasse - ao lado de Debrezen (Hungria, a partir de 2025), Munique (a partir de 2026) e San Luis Potosí (México, a partir de 2027). É provável que Spartanburg, nos EUA, seja a quinta fábrica, já que uma instalação de montagem de baterias para o New Class também está sendo construída lá.

As células cilíndricas da bateria para os novos carros continuarão a vir de fornecedores como a CATL ou a Eve e a Envision AESC. Entretanto, elas serão montadas em baterias pela própria BMW. Para esse fim, a BMW também está construindo suas próprias instalações de montagem de baterias perto de cada fábrica de modelos Neue Klasse. Uma delas está sendo construída em Shenyang, onde estão sendo investidos 10 bilhões de yuans (1,3 bilhão de euros).

BMW-Workshop: Célula-para-pacote e pacote-para-corpo-aberto

Conceito de bateria da BMW para o New Class: cell-to-pack e pack-to-open-body (imagem de um workshop de tecnologia da BMW no outono de 2022)

O prédio para a montagem da bateria foi concluído em novembro do ano passado e as máquinas estão sendo instaladas desde março deste ano. As primeiras baterias de pré-série estão programadas para sair da linha de produção no final de 2024. No futuro, elas também assumirão tarefas de estabilidade - a BMW se refere ao conceito como cell-to-pack e pack-to-open-body. As células são montadas diretamente na bateria (sem os desvios por meio de módulos) e, em seguida, a bateria é inserida na carroceria aberta por baixo.

O BMW Group tem um total de 30 unidades de produção em todo o mundo, sendo Shenyang, na China, uma das maiores. E não sem razão, já que a BMW vendeu quase tantos carros na China quanto na Europa no primeiro trimestre de 2024. A produção do Neue Klasse também deve ocorrer em breve. É por isso que os novos veículos (incluindo as baterias associadas) serão fabricados em três continentes: Europa, América e Ásia.

Galeria: BMW Brilliance Automotive