Em apenas cinco meses no mercado, o Volvo EX30 já se tornou um sucesso na Europa, superando inclusive o Mini no segmento premium compacto. Desde o início da produção em Zhangjiakoui, na China, no final do ano passado, o SUV elétrico compacto da Volvo vem impulsionando o crescimento da marca.

Os dados da empresa global Dataforce revelam que as vendas da Volvo na Europa aumentaram 27% no último mês, com mais de 32.800 modelos vendidos. Esse crescimento impulsionou a Volvo para a 14ª posição no ranking de marcas mais populares do continente, subindo do 17º lugar no ano passado. O EX30 foi o principal responsável por esse aumento, tornando-se o EV mais vendido no segmento premium compacto, superando o Mini do BMW Group por 1.029 unidades.

Pódio dos EVs Europa

No acumulado do ano até maio, o EX30 se encontra na terceira posição entre os EVs mais vendidos na Europa, com 30.195 unidades vendidas. O Tesla Model Y lidera o ranking com mais de 79.100 unidades, seguido pelo Tesla Model 3 com 38.863 unidades vendidas, um aumento de 38% em relação ao ano anterior.

Desafios

O crescimento da Volvo ocorre no momento em que a União Europeia anunciou planos para tarifas adicionais sobre EVs fabricados na China. O vice-presidente executivo da Volvo, Björn Annwall, criticou a decisão, afirmando que ela só prejudicará os consumidores. Com um preço inicial de cerca de 36.000 euros (R$ 208.000), o EX30 é um dos EVs mais acessíveis do mercado.

Primeira viagem do Volvo EX30 de 2025

Produção nos EUA e expansão global

Embora a Volvo já tivesse planejado iniciar a produção do EX30 na UE em 2025, Annwall sugeriu que o modelo destinado aos EUA provavelmente virá da Bélgica. A Volvo planeja lançar o EX30 em mais de 90 países até o final do ano. Nos EUA, o EX30 começa em US$ 34.950 (R$ 202.000) e está disponível em duas opções de powertrain: um motor único de alcance estendido e um motor duplo de alto desempenho, oferecendo autonomia de até 442 km.

A enorme popularidade do Volvo EX30 em regiões como os Países Baixos se deve a vários fatores. O principal motivo por trás de seu sucesso é sua excelente relação custo-benefício. Apesar de seus preços competitivos, o EX30 foi projetado para ser lucrativo, com uma margem de lucro de 15-20%.

Galeria: Impressões: Volvo EX30 (BR)

O sucesso da Volvo contrasta com a situação da Tesla na Europa. As vendas da empresa americana caíram 37% em relação ao ano anterior, com 17.953 veículos vendidos em maio. Essa queda fez com que a Tesla caísse do 16º para o 20º lugar na lista de vendas, refletindo um enfraquecimento gradual da demanda que pode se intensificar quando o Model 3 produzido na Giga Shanghai enfrentar as novas tarifas punitivas.

Também no Brasil

De acordo com os últimos dados parciais, o Volvo EX30 , que no Brasil custa a partir de R$ 229.950, figurava como o terceiro carro elétrico mais vendido no país com quase 500 emplacamentos, sendo superado apenas pela dupla BYD Dolphin e BYD Dolphin Mini. Vamos continuar acompanhando o desenvolvimento das vendas até o fechamento do mês para ver se o modelo da marca sueca manterá esse ritmo.