A Volvo Cars vendeu 68.034 carros em todo o mundo em maio, um aumento de 13% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse crescimento foi impulsionado principalmente pelo excelente desempenho na Europa e pelo sucesso do novo EX30, o carro elétrico de entrada da marca.
Os modelos eletrificados da Volvo, que incluem carros elétricos e híbridos plug-in, tiveram um aumento de vendas de 37% na comparação anual, representando 48% de todos os carros vendidos em maio. Destes, 25% correspondem exclusivamente a veículos elétricos como o EX30.
"Os números de vendas deste mês são mais um indicador do nosso progresso rumo à meta de crescimento de pelo menos 15% para 2024", afirma Björn Annwall, diretor comercial e vice-presidente executivo da Volvo Cars.
"Estou entusiasmado com mais um mês de sólido crescimento, o que comprova a força da nossa marca. Também é animador ver a resposta positiva dos consumidores ao EX30, que rapidamente se tornou um dos carros elétricos mais vendidos na Europa."
Volvo EX30 - apresentacao (59)
Na Europa, as vendas alcançaram 33.252 carros em maio, representando um aumento de 27% em relação ao ano anterior. Lá, os modelos eletrificados da Volvo tiveram um crescimento de 34% nas vendas e já representam 66% de todos os carros comercializados pela marca no continente.
Apesar de uma queda de 5% nas vendas dos Estados Unidos, que totalizaram 10.153 carros em maio, o mercado americano viu um aumento impressionante de 113% nas vendas de híbridos plug-in da Volvo.
Impressões: Volvo EX30 (BR)
Já na China, as vendas da Volvo Cars ficaram praticamente estáveis, com 13.934 carros vendidos, uma ligeira queda de 1% em relação a maio de 2023. Porém, os modelos eletrificados apresentaram um crescimento de 10% no gigante asiático, totalizando 1.303 unidades vendidas.
O modelo XC60 foi o campeão de vendas global da Volvo em maio, com 20.507 carros comercializados, seguido pelo XC40, com 13.640 unidades. Mas a grande surpresa fica por conta do novato EX30, que já emplacou 11.035 carros em seu primeiro mês completo de vendas, demonstrando a forte aposta da Volvo na mobilidade elétrica.
Aqui, vale destacar que o caçula da linha de elétricos foi lançado na China na segunda quinzena de maio e ainda está chegando a diversos mercados, indicando que os números de emplacamentos devem subir.
No Brasil, o Volvo EX30 foi lançado no mês passado e emplacou 468 unidades, ocupando a quarta posição entre os carros elétricos mais vendidos no país em maio. Considerando o número de reservas acima de 2.000 unidades, conforme anunciado pela Volvo, por aqui também espera-se números mais altos de emplacamentos nos próximos meses. A conferir.
Fonte: Volvo
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
BYD reage a denúncias de abusos trabalhistas na fábrica de Camaçari (BA)
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas
Elétricos e híbridos impulsionam recorde de vendas de Hyundai e Kia
Volvo EX30: SUV elétrico tem promoção com condições especiais no Brasil
BYD Dolphin Mini supera Peugeot 208 e C3 com 20 mil vendas no Brasil
Volvo EX30 avança e chega ao pódio de vendas na Europa e no Brasil