O lançamento do Volvo EX30 representa um passo importante para a Volvo. O SUV elétrico compacto que acabou de chegar às concessionárias estreia com a missão ambiciosa de ajudar a dobrar as vendas da fabricante sueca aqui no Brasil.
Durante a apresentação do EX30, a Volvo deixou muito claro sua intenção de ampliar a participação de mercado, passando a brigar no segmento de carros que custam entre R$ 200 mil e R$ 300 mil. Aqui, vale destacar que o EX30 custa entre R$ 229.950 e R$ 293.950, brigando tanto com modelos elétricos, quanto com modelos a combustão e híbridos dessa faixa.
Marcelo Godoy, Presidente da Volvo Car Brasil, não esconde seu otimismo em relação ao impacto que o novo modelo terá tanto no cenário nacional quanto global. "O EX30 colocará a Volvo em um novo patamar de negócio, tanto no Brasil quanto no mundo", afirmou Godoy, refletindo a confiança da marca na capacidade do veículo de transformar seu alcance de mercado.
O EX30, que foi apresentado em setembro do ano passado, já está disponível nas 47 concessionárias da marca sueca espalhadas pelo país. Desde a semana passada, os primeiros clientes do período de pré-venda começaram a receber seus veículos.
Antes do EX30 a Volvo estava confinada a um nicho específico, movimentando entre 45 a 50 mil unidades anuais no Brasil. No entanto, as ambições com o EX30 são muito maiores. "Estamos saindo de um segmento de nicho, que movimenta cerca de 50 mil carros ao ano, para uma faixa bem maior da indústria, que gira em torno de 500 mil unidades por ano e que chamamos de segmento expandido. É este tipo de crescimento que o EX30 vai nos proporcionar", explica Godoy.
E aqui começa o desafio. Ainda que o EX30 seja o novo modelo de entrada da marca, baixando o preço inicial do portfólio para R$ 229.950, a faixa que vai até R$ 300 mil tem diversos competidores: SUVs híbridos, modelos chineses e versões de topo de marcas generalistas.
Um dado interessante divulgado pela Volvo durante o lançamento do EX30 é que durante a pré-venda cerca de metade dos clientes optaram pela versão de topo Ultra, que custa R$ 293.950. Além disso, a maioria dos compradores do EX30 são clientes novos para a Volvo. Ou seja, a marca realmente está ampliando seu público.
Para Christian Becker Sahd, diretor de Vendas da Volvo Car Brasil, os resultados são animadores e alimentam expectativas ambiciosas para o futuro.
"Nosso objetivo é que o EX30 leve a Volvo até a liderança do mercado automotivo premium no Brasil. A XC60 e a XC90 são carros líderes em seus segmentos e pretendemos colocar o EX30 nesta mesma posição. Quando definir os objetivos de volume de 2024 junto à rede de concessionárias, recebemos algumas perguntas sobre como projetar o volume de vendas deste carro, e aí nossa resposta foi simples: 'vamos dobrar de tamanho, confiem e apostem'. Estamos muito confiantes, inclusive com os números de outros mercados nos quais o EX30 já foi lançado", comenta Sahd.
O InsideEVs Brasil conversou com o executivo, que reafirmou as previsões feitas na primeira apresentação do EX30, em setembro passado, mesmo com o recente boom de vendas de carros elétricos em nosso mercado, sobretudo de marcas chinesas. Sahd falou com tranquilidade, afirmando que a concorrência ajudará a fomentar os eletrificados no país e que a Volvo tem diferenciais para ampliar a participação.
Falando de números, Christian citou os quase 9.000 carros vendidos pela marca no ano passado. Para 2024, a meta é chegar a 18.000 emplacamentos no Brasil, ou seja, o EX30 terá que vender sozinho o mesmo que todo o restante do portfólio.
Para apoiar o crescimento esperando com a chegada do EX30, a Volvo prevê o crescimento de sua rede de concessionárias. Segundo Tatiane Faria, diretora de Network, haverá um incremento significativo no número de lojas no país.
“Temos como principal objetivo ampliar nossa presença pelo país. Atualmente, temos 47 concessionárias e nossa ambição é chegarmos a 53, até o fim deste ano, o que significa um crescimento superior a 10%.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
Audi lança marca de carros elétricos sem o logo das quatro argolas
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas
Detroit está transformando seus postes em carregadores para elétricos
Volvo EX30: SUV elétrico tem promoção com condições especiais no Brasil
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla
Volvo EX30 avança e chega ao pódio de vendas na Europa e no Brasil