Volvo: recorde de vendas em abril, graças à eletrificação e sucesso do EX30
Montadora sueca continua avançando nas vendas conforme o EX30 chega a novos mercados
A Volvo Cars registrou um forte crescimento de vendas em abril de 2024, com entregas globais aumentando 27% em relação ao ano anterior, para 65.838 carros. Esse ímpeto positivo foi impulsionado por um aumento na demanda por veículos elétricos e híbridos plug-in, além do lançamento bem-sucedido do novo SUV elétrico compacto EX30.
Eletrificação em destaque
O foco na mobilidade elétrica está valendo a pena para a Volvo. As vendas de veículos eletrificados aumentaram 53% em comparação com abril de 2023, representando quase metade (48%) de todos os carros vendidos no mês passado. Notavelmente, os carros elétricos a bateria (BEV) capturaram uma participação significativa de 26% nas vendas de abril.
EX30 impulsiona o crescimento europeu
O EX30 totalmente elétrico foi destaque na estreia, tornando-se o modelo Volvo mais vendido na Europa em abril. Este forte desempenho contribuiu para um aumento de 76% nos emplacamentos de veículos eletrificados na região, onde as vendas gerais aumentaram 65% na comparação ano a ano. Os modelos eletrificados agora representam uma participação dominante de 67% nas vendas da Volvo na Europa.
Vendas globais
Enquanto a Europa liderou o crescimento, a Volvo Cars também experimentou crescimento no mercado americano, com vendas aumentando 10% em abril. Esse crescimento foi impulsionado por um aumento significativo de 89% nas vendas de carros híbridos plug-in.
O mercado da China apresentou um quadro diferente, com vendas 3% menores em comparação com o mesmo período do ano passado. Enquanto isso, as vendas de modelos eletrificados tiveram uma queda de 16% na comparação anual.
Vendas globais - Volvo Recharge em abril (alteração ano a ano):
- elétricos: 17.090 (aumento de 94%) e 26% de participação
- híbridos plug-in: 14.433 (aumento de 22%) e 21,9% de participação
- Total de eletrificados: 31.523 (aumento de 53%) e 47,9% de share
Galeria: Volvo C40 Plus
Olhando para o futuro
"Este desempenho nos coloca no caminho certo para atingir nossa meta de crescimento de vendas no varejo para o ano inteiro de pelo menos 15%", disse Björn Annwall, Chief Commercial Officer e Vice-CEO da Volvo Cars. "Estamos encorajados pela resposta positiva dos clientes ao EX30 e pelo crescimento contínuo de nossa oferta eletrificada. Isso reforça nosso compromisso de fornecer um portfólio equilibrado de carros totalmente elétricos, híbridos plug-in e híbridos leves."
Em abril, o Volvo XC60 foi o modelo mais vendido com 19.542 emplacamentos (2023: 16.658), seguido pelo XC40, com vendas totais de 15.139 carros (2023: 13.740) e o EX30 com 9.730 unidades (2023: 0).
No lançamento do EX30, o InsideEVs Brasil apurou que a meta de vendas do mais novo carro elétrico da Volvo é de 10.000 unidades no fechamento de 2024, ou seja, desde o começo das entregas agora em maio até dezembro. Segundo relatado, esse seria o volume negociado com a matriz para o nosso mercado.
Fonte: Volvo
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
Zeekr 007 GT: perua elétrica revelada com fotos e detalhes do lançamento
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Land Rover: Defender elétrico ainda está longe de acontecer
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas
Moura lança bicicleta elétrica com 100 km de autonomia
Volvo inicia testes operacionais com caminhões elétricos no Brasil