Geely: nova bateria com segurança de 'grau militar' que supera a BYD
Gigante chinesa apresentará nesta semana suas células com maior densidade energética e tecnologias inéditas
A Geely, gigante automotiva chinesa, está prestes a fazer um movimento importante no mercado de veículos elétricos com o lançamento de sua nova bateria LFP (fosfato de ferro e lítio). Essa bateria de nova geração se destaca por sua alta densidade energética, design compacto e seguro, e preço competitivo, superando as baterias LFP da BYD em diversos aspectos.
Um dos principais diferenciais da bateria LFP da Geely é sua densidade energética de 200 Wh/kg, significativamente superior aos 140 Wh/kg das células da BYD. Um avanço que se traduz em maior autonomia para os veículos elétricos da marca equipados com essa bateria.
A bateria da Geely apresenta um design em forma de lâmina, similar às baterias Blade da BYD, porém com um formato mais curto e compacto. Essa característica garante maior flexibilidade para os fabricantes na hora de projetar os pacotes de baterias, além de contribuir para a segurança da célula, mesmo em condições extremas.
Segurança de grau militar:
De acordo com a Geely, suas novas baterias LFP alcançam um nível de segurança "grau militar", permanecendo estáveis mesmo em cenários de dano extremo. Essa robustez promete dar mais tranquilidade aos motoristas de veículos elétricos.
Um dos grandes atrativos da bateria LFP da Geely é o seu custo de produção reduzido, proveniente da ausência de materiais caros e controversos como o cobalto. Essa vantagem se reflete no preço final dos veículos elétricos equipados com essa bateria, tornando-os mais acessíveis.
Galaxy E5: o primeiro modelo com a nova bateria
O Geely Galaxy E5 será o primeiro veículo elétrico da marca a receber a nova bateria LFP. Com 4,6 metros de comprimento, o E5 tem produção prevista para agosto deste ano e se destina ao mercado chinês e internacional, incluindo a Europa. Espera-se que o veículo seja equipado com uma bateria de 62 kWh, proporcionando autonomia de até 550 km no ciclo CLTC e 450 km no ciclo WLTP. O preço estimado na China varia entre 150.000 e 200.000 yuanes, equivalentes a R$ 110.000 e 150.000 reais.
A nova bateria LFP da Geely representa um grande avanço na tecnologia de baterias para veículos elétricos. Com sua alta densidade energética, design compacto e promessa de segurança em alto nível, além de preço competitivo, ampliará a concorrência entre os principais fabricantes, favorecendo a adoção de carros elétricos - a apresentação oficial ocorrerá ainda neste semana: fique ligado.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely supera BYD e lança sistema híbrido com autonomia de até 2.390 km
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Geely terá sistema híbrido com 2.000 km de alcance para peitar a BYD
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Geely revela carro elétrico urbano 'estiloso'; rival do BYD Dolphin
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Aegis Lithium: Bateria à "prova de balas" da Geely desafia Blade da BYD