A Geely, gigante automotiva chinesa, está prestes a fazer um movimento importante no mercado de veículos elétricos com o lançamento de sua nova bateria LFP (fosfato de ferro e lítio). Essa bateria de nova geração se destaca por sua alta densidade energética, design compacto e seguro, e preço competitivo, superando as baterias LFP da BYD em diversos aspectos.
Um dos principais diferenciais da bateria LFP da Geely é sua densidade energética de 200 Wh/kg, significativamente superior aos 140 Wh/kg das células da BYD. Um avanço que se traduz em maior autonomia para os veículos elétricos da marca equipados com essa bateria.
![geely baterias celulas](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
A bateria da Geely apresenta um design em forma de lâmina, similar às baterias Blade da BYD, porém com um formato mais curto e compacto. Essa característica garante maior flexibilidade para os fabricantes na hora de projetar os pacotes de baterias, além de contribuir para a segurança da célula, mesmo em condições extremas.
Segurança de grau militar:
De acordo com a Geely, suas novas baterias LFP alcançam um nível de segurança "grau militar", permanecendo estáveis mesmo em cenários de dano extremo. Essa robustez promete dar mais tranquilidade aos motoristas de veículos elétricos.
![geely e5](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Um dos grandes atrativos da bateria LFP da Geely é o seu custo de produção reduzido, proveniente da ausência de materiais caros e controversos como o cobalto. Essa vantagem se reflete no preço final dos veículos elétricos equipados com essa bateria, tornando-os mais acessíveis.
Galaxy E5: o primeiro modelo com a nova bateria
O Geely Galaxy E5 será o primeiro veículo elétrico da marca a receber a nova bateria LFP. Com 4,6 metros de comprimento, o E5 tem produção prevista para agosto deste ano e se destina ao mercado chinês e internacional, incluindo a Europa. Espera-se que o veículo seja equipado com uma bateria de 62 kWh, proporcionando autonomia de até 550 km no ciclo CLTC e 450 km no ciclo WLTP. O preço estimado na China varia entre 150.000 e 200.000 yuanes, equivalentes a R$ 110.000 e 150.000 reais.
![geely e5](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
A nova bateria LFP da Geely representa um grande avanço na tecnologia de baterias para veículos elétricos. Com sua alta densidade energética, design compacto e promessa de segurança em alto nível, além de preço competitivo, ampliará a concorrência entre os principais fabricantes, favorecendo a adoção de carros elétricos - a apresentação oficial ocorrerá ainda neste semana: fique ligado.