O trunfo da BMW é a Neue Klasse. A nova plataforma fornece a base para o sucessor do iX3 e para o Série 3 elétrico. No entanto, ela também será usada para as versões elétricas dos modelos compactos das Séries 1 e 2.

Sabe-se oficialmente que o novo X3 elétrico sairá da linha de produção em Debrecen, Hungria, a partir do final de 2025, e que o Série 3 elétrico virá de Munique (e Shenyang) a partir de 2026. Outros quatro modelos baseados no Neue Klasse devem ser lançados nos próximos dois anos.

O CEO do Grupo, Oliver Zipse, também disse em maio: "As inovações da New Class serão incorporadas a todos os modelos da BMW. Nos próximos anos. E independentemente do sistema de propulsão. Simplificando: tecnologicamente, tudo na BMW em breve será Neue Klass". Isso significa que provavelmente será outra plataforma multi-energia que também suporta motores de combustão. E a plataforma será (mais cedo ou mais tarde) usada em todos os segmentos, desde o BMW Série 1 até o X7.

BMW Vision New Class (2023)

BMW Vision New Class (2023)

BMW Visão Nova Classe X (2024)

BMW Visão Nova Classe X (2024)

A diretoria de Munique já deu sinal verde para o Série 1 elétrico e o Série 2 elétrico, informa a Autocar, citando fontes anônimas. Os modelos compactos também devem ser baseados na nova plataforma, como o i1 e o i2. O i1 está previsto para chegar em 2027 e o i2 em 2028. Os modelos Série 1 e Série 2 com motores a combustão também continuarão disponíveis e devem ser atualizados novamente nesta década, mas não serão convertidos para a nova classe, continuarão a ser baseados na arquitetura de tração dianteira (FAAR).

BMW Série 1: A geração 2024 com novo visual é baseada no FAAR

BMW Série 1: A geração 2024 com novo visual é baseada no FAAR

BMW Série 2: O Coupé só receberá um facelift baseado no FAAR em 2024

BMW Série 2: O Coupé só receberá um facelift baseado no FAAR em 2024

A publicação automotiva britânica também relata fatos interessantes sobre as diferentes versões da arquitetura da Neue Klasse, segundo a qual há pelo menos quatro variantes: 

  • NAx para modelos compactos com tração traseira e integral
  • NBx para modelos com tração dianteira e integral
  • NDx para modelos de luxo com tração traseira e integral
  • ZAx para carros esportivos elétricos da BMW M

Os modelos intermediários iX3 e i3, que serão lançados em 2025 e 2026, respectivamente, serão baseados no NAx, o que significa que manterão a tração traseira usual ou a tração integral opcional. Os modelos i1 e i2, que virão em 2027 e 2028, respectivamente, serão baseados no NBx, o que significa que continuarão a ter tração dianteira ou integral.

O iX1 e seu modelo irmão, o Mini Countryman Electric, que atualmente ainda são baseados no FAAR, também podem ser convertidos para a Nova Classe; eles também serão baseados no NBx. Não há menção ao Mini Cooper Electric e ao Aceman no relatório; presumivelmente, esses novos modelos permanecerão na plataforma Spotlight desenvolvida em conjunto com a Brilliance. O mesmo provavelmente se aplica ao Rolls-Royce Spectre, que acaba de ser lançado na plataforma multie-energia Architecture of Luxury. Todos os outros modelos do Grupo provavelmente mudarão para a plataforma Neue Klasse.

A Neue Klasse (New Class) é uma plataforma de 800 volts, e células de bateria cilíndricas em vez de prismáticas estão sendo usadas pela primeira vez; a química da bateria também deve mudar. Para os motores, no entanto, a BMW continuará a confiar em seus motores síncronos excitados separadamente sem ímãs. A arquitetura 'Nova Classe' suporta não apenas um ou dois, mas até quatro motores - há rumores de que a configuração de quatro motores será usada no M3 elétrico. 

Afirma-se também que o design e a lógica operacional diferem significativamente dos modelos atuais.  No entanto, isso não será usado para diferenciar os modelos elétricos das versões movidas a combustível fóssil, mas o novo design será introduzido em todos os modelos, sejam eles elétricos ou movidos a combustão: "Reorganizaremos todo o portfólio em um tempo relativamente curto para que ele tenha uma aparência uniforme e as mesmas capacidades", disse o chefe de produto da BMW, Bernd Körber, à Autocar.

A nova arquitetura da BMW não é a única nova plataforma de 800 volts. As novas plataformas Mercedes EA e MMA e a Premium Platform Electric (PPE) da Audi também funcionam com a tensão mais alta. O Grupo Hyundai já tem veículos de 800 volts há algum tempo, e o STLA maior também suporta 800 volts, mesmo que nenhum veículo específico ainda seja conhecido.

Conclusão

A Nova Classe (Neue Klasse) marca o início de um capítulo completamente novo na BMW. Isso se aplica apenas ao nível de tensão e às baterias, mas também ao design. O visual mostrado nos estudos Vision Neue KlasseVision Neue Klasse X aparentemente também será usado para os motores de combustão. Os primeiros veículos da nova linha são o i3 e o iX3, mas um i1 e um i2 virão logo em seguida - como os primeiros modelos de tração dianteira.