Um protótipo de ônibus elétrico com bateria de íons de lítio com Nióbio, inédito na indústria automotiva, foi desenvolvido em parceria entre CBMM, Toshiba e Volkswagen Caminhões e Ônibus. Um dos destaques do projeto está na tecnologia de recarga ultrarrápida da ABB, que permite recarregar a bateria do veículo de 20% a 100% em apenas 10 minutos.
O sistema de recarga ultrarrápida utiliza um carregador pantográfico Terra HVC 300kW da ABB, fornecedor global em soluções de carregamento para veículos elétricos. Essa tecnologia garante recargas rápidas e eficientes, otimizando o tempo de operação dos ônibus elétricos.
Segundo Wilson Morais, diretor de produtos e soluções da divisão de mobilidade elétrica da ABB, trata-se do primeiro modelo de carregador pantográfico invertido (Panto Down) instalado no Brasil e na América Latina.
Além da recarga rápida, a bateria de íons de lítio com Nióbio oferece maior autonomia para o ônibus elétrico, permitindo que ele opere por mais tempo em suas rotas. Essa tecnologia também garante uma vida útil da bateria até três vezes superior às baterias convencionais, reduzindo custos de manutenção e reposição.
O uso de ônibus elétricos com baterias de íons de lítio com Nióbio pode se tornar um aliado para a redução das emissões, auxiliando nas metas de descarbonização no transporte público.
Os primeiros testes em operação real do protótipo de ônibus elétrico com bateria de íons de lítio com Nióbio começaram em 19 de junho de 2024. Os testes estão sendo realizados em Araxá (MG) e Resende (RJ), e os dados coletados serão utilizados para aprimorar a tecnologia e definir o modelo de implementação comercial.
A expectativa é que a bateria com tecnologia NTO esteja disponível no mercado em 2025. Essa nova tecnologia será um grande aliado do transporte público urbano, tornando os ônibus elétricos mais eficientes, sustentáveis e viáveis economicamente.
Detalhes técnicos
RECOMENDADO PARA VOCÊ
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Detroit está transformando seus postes em carregadores para elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BorgWarner apresenta sistemas de carregamento pela 1ª vez no Brasil
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla