A Geely revelou a nova geração da bateria Aegis Lithium, desenvolvida e produzida internamente. Conhecida como "short knife", também sendo referida como adaga ou canivete em tradução livre, adota formato similar à Blade Battery da BYD, líder no segmento.
A bateria Aegis é de fosfato de ferro lítio (LFP) e traz avanços em segurança, durabilidade, carregamento rápido e desempenho em baixas temperaturas. Seu destaque é a densidade energética de 192 Wh/kg, equiparando-se às baterias ternárias de lítio. Além disso, é mais compacta, medindo apenas 580 mm de comprimento contra a média de 960 mm do mercado.
A Geely enfatizou os resultados dos testes de segurança. Assim como a BYD com o teste de penetração (nail test), a Aegis resistiu por 7 minutos e 55 segundos sem incêndio, explosão, fuma ou temperatura superficial acima de 40°C. Resultados similares foram obtidos em testes de imersão em água salgada, quedas de três lados e impactos fortes. A Geely solicitou registro de marcas como "baterias à prova de balas Geely" e "baterias à prova de balas Aegis", indicando alto nível de segurança.
A bateria equipará o Geely Galaxy E5, previsto para lançamento em agosto. Oferecerá versões de 49,52 kWh e 60,22 kWh, alcançando respectivamente 440 km e 530 km de autonomia pelo ciclo CLTC. O carro também contará com o sistema de transmissão inteligente Galaxy 11 em 1 e baixo consumo de energia, marcando 11,9 kWh/100 km.
A Geely vinha enfrentando dificuldades na transição para veículos elétricos. No entanto, o jogo está mudando e a rivalidade com a BYD se intensifica, como demonstrado pela recente disputa sobre o sistema híbrido DM 5.0 da BYD, acompanhado pela rival. A nova geração da bateria Aegis surge como uma investida estratégica contra a 2ª geração da Blade Battery da BYD, que tem lançamento previsto para agosto, prometendo maior densidade energética, entre outras inovações.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely supera BYD e lança sistema híbrido com autonomia de até 2.390 km
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Geely terá sistema híbrido com 2.000 km de alcance para peitar a BYD
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Geely revela carro elétrico urbano 'estiloso'; rival do BYD Dolphin
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Geely: nova bateria com segurança de 'grau militar' que supera a BYD