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Volvo EX30 terá atraso de 1 ano nos EUA por culpa do imposto para chineses

Nova tarifa de 100% do Biden sobre elétricos fabricados na China mirou na BYD e acertou a Volvo

Volvo EX30 (2023)

Ansiosos pelo EX30, o novo SUV elétrico compacto da Volvo, os clientes norte-americanos terão que esperar bem mais. A estreia do modelo nos EUA foi adiada em mais de um ano devido ao aumento das tarifas de importação sobre veículos fabricados na China.

A Volvo culpa "mudanças no cenário automotivo global" pelo atraso, que na verdade tem a ver com a política comercial entre EUA e China. Para incentivar a produção local e reduzir a concorrência, o governo Biden aumentou substancialmente os impostos sobre carros importados da China, de 27,5% para surreais 102,5% em 2024.

Volvo EX30 (2023) - traseira

Isso significa que o EX30, atualmente fabricado em Zhangjiakou, China, precisará mudar sua linha de produção para se tornar viável no mercado norte-americano. A solução encontrada pela Volvo foi expandir a produção para a fábrica de Ghent, na Bélgica, em algum momento de 2025. A partir dali, o modelo abastecerá tanto o mercado americano quanto o europeu.

Por coincidência, o editor do InsideEVs EUA, Patrick George, tinha feito uma reserva para o modelo, mas acabou desistindo há alguns dias. No entanto, ele ainda recebeu o comunicado da Volvo pedindo desculpas aos clientes que fizeram a pré-reserva do EX30 nos Estados Unidos. Veja o comunicado traduzido abaixo:

Esperávamos convidá-lo a configurar seu novo Volvo EX30 neste momento. No entanto, devido a mudanças no cenário automotivo global, a introdução do EX30 nos EUA será adiada enquanto aumentamos a produção do EX30 em nossa fábrica em Ghent, Bélgica. Informaremos o momento exato posteriormente, mas provavelmente será entre o início e o final de 2025.

Sabemos que esta não é a notícia que você esperava receber, e entendemos sua decepção. Ainda estamos comprometidos em trazer o EX30 para os EUA, só está demorando mais do que esperávamos para trazê-lo para cá.

Se precisar de um carro até que possamos colocá-lo ao volante do seu EX30, teremos prazer em ajudá-lo a adquirir outro Volvo. Leve este número de identificação pessoal (PIN) exclusivo ao seu revendedor para obter um bônus de fidelidade de US$ 2.500 que pode ser usado para alugar ou comprar um novo carro elétrico Volvo.* Se estiver interessado em um de nossos modelos híbrido plug-in ou híbrido leve, você pode usar este PIN para obter um bônus de fidelidade de US$ 1.500. * Você também pode usar este PIN em um aluguel especial de curto prazo até a chegada do seu EX30. Veja termos adicionais importantes abaixo.

Teremos certeza de mantê-lo atualizado sobre o cronograma do EX30 nos EUA. Se você preferir cancelar seu depósito reembolsável de pré-encomenda, seu revendedor poderá ajudá-lo.

Agradecemos seu interesse contínuo no EX30 e estamos confiantes de que a espera valerá a pena. Agradecemos sua paciência e entre em contato com seu revendedor local para quaisquer perguntas adicionais.

Aqui no Brasil, o Volvo EX30 foi lançado em abril com preços a partir de R$ 229.950, despontando rapidamente para o pódio dos carros elétricos mais vendidos no país. As unidades destinadas ao nosso mercado são importadas da China, não sofrendo, por enquanto, os efeitos das políticas europeia e norte-americana. 

Apontado como o Volvo mais acessível, rápido e ecológico já produzido, o EX30 é montado sobre uma plataforma compacta que permite a utilização de baterias menores e mais econômicas, sem prejudicar a autonomia. Além disso, seu design aerodinâmico, com capô baixo e teto inclinado, contribui para a eficiência energética.

Diferente de outros modelos da marca, o EX30 foi pensado para uma nova geração de consumidores: Millenials e Z. Este público, muitas vezes esquecido por marcas premium, busca veículos elétricos compactos e acessíveis. Enquanto Tesla e Mercedes já possuem SUVs elétricos compactos, eles tendem a ser maiores e mais caros.

O preço inicial estimado para o EX30 nos EUA era de US$ 36.145 (R$ 201.000), já considerando o frete. Ainda não se sabe se esse valor sofrerá alterações com a mudança para a produção europeia.

Fonte: Automotive News, InsideEVs EUA